As inscrições para o 16º Ciclo dos cursos de Educação a Distância (EAD), promovidos pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), do Ministério da Justiça,começa Hoje.
Podem se inscrever policiais federais, rodoviários federais, civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais. A expectativa para este ciclo é que pelo menos 180 mil profissionais participem. As inscrições vão até o dia 12 de maio e podem ser feitas apenas pela internet, no site www.senaspead.ip.tv
Para este ciclo estão sendo ofertados oito novos cursos: Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública; Filosofia dos Direitos Humanos aplicada à atuação policial; tópicos em psicologia relacionados a segurança pública; aspectos jurídicos de abordagem policial; democracia participativa; Emergencista Pré-hospitalar II; Conflitos Agrários e Termo Circustanciado.
Os cursos são realizados por um canal de televisão e os conteúdos são disponibilizados pela internet, no site do SEAT (www.mj.gov.br/ead). Para os alunos que não têm acesso à internet, as aulas serão transmitidas por telecentros. Em Cuiabá, o telecentro funciona na Academia de Polícia, localizada no Bairro São João Del Rey.
Mesmo a distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram as dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos.
“Os cursos são motivadores a partir do momento que podem contribuir para melhorar o conhecimento do profissional e da sua atividade exercida. O servidor tem a oportunidades, entre outros aspectos, de conhecer as legislações pertinentes ao exercício profissional”, afirmou o gestor estadual dos Cursos EAD, Zuilton Marcelino.
Os Cursos de Educação a Distância é uma iniciativa que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que visa entre suas ações uma nova formação para os policiais brasileiros, mais focada na inteligência e voltada aos direitos humanos.
O policial militar Pedro Samuel de Almeida é um dos servidores que já passou pelos cursos à distância ofertados pelo Pronasci e gostou das capacitações ofertadas. “Já fiz três cursos EAD, como o de Lavagem de Dinheiro e Redação Técnica que me aprimorou ainda mais meus conhecimentos e me ajuda na atuação profissional”, disse o soldado.
BOLSA FORMAÇÃO – Profissionais de todo país que participarem dos cursos da Renaesp, incluindo os da EAD e tiverem renda inferior a R$ 1.700,00, também poderão se cadastrar no projeto Bolsa Formação (www.mj.gov.br/pronasci) do Pronasci e receber complemento salarial de R$ 400,00. O projeto foi criado para valorizar policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários e peritos de baixa renda.
A gestora estadual do Bolsa Formação, Márcia Ourives, alerta que os profissionais que receberam a 12ª parcela do incentivo devem fazer o recadastramento no site do Ministério da Justiça para continuar recebendo o benefício. Os servidores que ainda não fizeram nenhum dos cursos EAD e se enquadram nos critérios para receber o Bolsa Formação deve fazer logo nos primeiros dias a inscrição tendo em vista que a procura pelas qualificações é grande.
Para ser beneficiário do programa, o servidor deve estar inserido em qualquer uma das qualificações de ensino à distância ofertadas pela Renaesp, além de não ter cometido infrações administrativas nem penais nos últimos cinco anos.