O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou um ponto em abril na comparação com março e alcançou 38,5 pontos. Mesmo assim, o indicador continua muito abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo e é 17,9 pontos menor do que a média histórica de 56,4 pontos. As informações são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 23 de abril. Os indicadores variam de zero a cem pontos. Abaixo de 50, revelam falta de confiança dos empresários.
A confiança é menor entre as pequenas e médias empresas. Em ambos portes, o ICEI ficou em 37,1 pontos. Nas grandes empresas, o índice foi de 40 pontos. A pesquisa mostra ainda que a confiança melhorou em todos os segmentos industriais em abril frente a março. Subiu para 39,2 pontos nas empresas da construção, aumentou para 42,1 pontos na indústria extrativa e para 38,2 pontos no setor de transformação.
Conforme o levantamento, o aumento registrado neste mês é resultado da melhora das perspectivas em relação às condições da empresa e da economia nos próximos seis meses. O índice de expectativa subiu para 43,2 pontos em abril, 1,8 ponto superior ao de março. No entanto, o índice de expectativas ainda está muito abaixo de linha divisória dos 50 pontos, o que confirma o pessimismo dos empresários.
A pesquisa foi feita entre 1º e 15 de abril com 2.884 empresas de todo o país. Dessas, 1.113 são pequenas, 1.089 são médias e 682 são de grande porte.
Confira os estudos:
Índice de Confiança do Empresário Industrial de MT (ICEI) – Abr/15
Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) – Abril de 2015
Fonte: Agência CNI de Notícias