Pelo menos 97 pessoas morreram e vários edifícios desabaram na região de Aceh, na Indonésia, por causa de um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala aberta de Richter, que atingiu nesta quarta-feira esta região do norte da ilha de Sumatra, segundo informações da imprensa local.
O terremoto aconteceu na madrugada, a 19 quilômetros de Sigli, situada cerca de 100 quilômetros ao leste de Banda Aceh, e cerca de 8,2 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo. Inicialmente, a agência tinha medido o terremoto em 6,4 graus de magnitude na escala aberta de Richter com o hipocentro localizado a 17 quilômetros de profundidade.
A área mais afetada é o distrito de Pidie Jaya, onde o vice-regente, Said Mulyadi, disse que o número de mortos pode subir, já que existem várias pessoas presas entre as ruínas. Até agora temos dezenas de mortos e muitas pessoas feridas gravemente que foram transferidas para o hospital, disse Said Mulyadi à emissora local iNews TV.
O tremor, que durou cerca de três minutos, provocou o desabamento de vários edifícios, incluído um internado em Tamalanla, onde vários alunos teriam ficado presos sob as ruínas, afirmou um fotógrafo. O porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, publicou em sua conta no Twitter, imagens de vários feridos resgatados pelas equipes de socorro e de uma mesquita que desabou em Ulee Glee, em Pidie Jaya.
Outros meios de comunicação afirmaram que nesta mesma aldeia também desabou um posto de gasolina e cerca de vinte prédios comerciais, onde várias pessoas ficaram presas. A região do tremor é a mesma onde em 2004 um potente terremoto de entre 9,1 e 9,3 graus provocou um tsunami no Oceano Índico que matou aproximadamente 230.000 pessoas em uma dúzia de países.
 
 
 
 
Agência EFEVEJA.COM