quinta-feira, 21/11/2024
InícioEconomiaÍndice de Preços ao Produtor teve queda de -0,46% em janeiro, segundo...

Índice de Preços ao Produtor teve queda de -0,46% em janeiro, segundo IBGE

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) teve variação de -0,46% em janeiro quando comparado com dezembro, resultado inferior à taxa observada na comparação entre dezembro e novembro (-0,17%). Em comparação com o mesmo período do ano passado, os preços variaram 1,72% em janeiro e 2,60% em dezembro. O acumulado no ano é igual ao indicador de janeiro (-0,46%).
Em janeiro, 11 das 23 atividades apresentaram variações positivas de preços, contra 13 de dezembro em comparação com novembro. As quatro maiores variações observadas em janeiro se deram entre os produtos compreendidos nas seguintes atividades industriais: outros produtos químicos (-2,93%), fabricação de máquinas e equipamentos (2,45%), papel e celulose(-1,99%) e fumo (-1,92%).
Em comparação de janeiro deste ano, com o ano passado (acumulado em 12 meses), a variação de preços ocorrida foi de 1,72%, contra 2,60% em dezembro. As quatro maiores variações de preços ocorreram em calçados e artigos de couro (19,01%), bebidas (9,43%), papel e celulose (-8,68%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-7,80%).
A atividade de fabricação de máquinas e equipamentos, em janeiro, registrou variação positiva de preços de 2,45% na comparação com o mês anterior. No acumulado em 12 meses, o setor acumula uma variação positiva de 3,53%.
Os produtos com maior influência na comparação com dezembro do ano passado foram rolamentos para equipamentos industriais, carregadoras-transportadoras, tratores, exceto agrícolas e máquinas para colheita, todos com influências positivas.
No acumulado em 12 meses, as maiores contribuições positivas foram de tratores, exceto agrícolas, rolamentos para equipamentos industriais e máquinas e aparelhos para irrigar (uso agrícola). A maior contribuição negativa foi de tratores agrícolas.
Em janeiro, os preços do setor de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos tiveram a maior variação positiva da série (1,23%, acima do 1,21% de maio de 2010), na comparação contra o mês anterior.
O setor de outros produtos químicos ficou em -2,93% em relação a dezembro de 2011, registrando a maior variação negativa dos 23 setores das indústrias de transformação cobertos pela pesquisa. Este resultado é a terceira queda consecutiva dos preços na indústria química.
Os destaques de produtos para o mês de janeiro, na comparação com dezembro, foram: sulfato de amônio ou ureia, etileno (eteno) não-saturado, adubos ou fertilizantes à base de NPK e PEBD.
A produção de papel e celulose registrou variação negativa de preços de 1,99% na comparação entre janeiro e dezembro de 2011.
Os preços do setor de fumo apresentaram queda de 1,92% em comparação com o mês anterior. O resultado deste indicador deve-se principalmente à depreciação do dólar em relação ao real ocorrido no mês.
O IPP é analisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mede a evolução dos preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação. A publicação completa pode ser acessada aqui.

Fonte:
IBGE

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes