quinta-feira, 21/11/2024
InícioEconomiaIndicadores mostram que faturamento real da indústria caiu pelo terceiro mês consecutivo

Indicadores mostram que faturamento real da indústria caiu pelo terceiro mês consecutivo

O faturamento real da indústria teve queda em janeiro pelo terceiro mês consecutivo e ficou 2,6% inferior ao de dezembro, segundo dados dessazonalizados. A informação é dos Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 4 de março. “Esse resultado sugere que a enfraquecida demanda doméstica segue como um limitador adicional à recuperação da indústria”, assinala a pesquisa.

Apesar da queda no faturamento, a indústria mantém estável o emprego pelo segundo mês consecutivo. No entanto, esse indicador está 3,5% abaixo do registrado em janeiro de 2014. Já as horas trabalhadas, que cresceram 1,9% em janeiro frente a dezembro, estão 8% abaixo do indicador de janeiro de 2014.

A indústria operou, em média, com 81,5% da capacidade instalada em janeiro,  0,4 ponto percentual acima do registrado em dezembro. De acordo com os Indicadores Industriais, mesmo com a alta, a utilização da capacidade instalada ainda está 0,3 ponto percentual abaixo do resultado de janeiro do ano passado, o que sinaliza ociosidade do parque fabril.

A pesquisa mostra ainda que a massa salarial na indústria recuou 0,5% entre janeiro e dezembro. Contudo, o rendimento médio real  cresceu 0,3% no período. Segundo a pesquisa, o rendimento médio ainda mostra crescimento porque há certa inércia dos reajuste salariais de 2014 e os efeitos da redução do emprego na indústria ainda é parcial.


Por Maria José Rodrigues

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes