Em reportagem do correspondente Larry Rother, o jornal norte-americano The New York Times destaca a expressiva votação do presidente. Segundo o NYT, Lula conseguiu “superar uma série de denúncias de corrupção e escândalos políticos que abalaram sua imagem e diminuiram sua credibilidade”.
O britânico The Guardian destaca os programas sociais do governo atual e diz que “a ajuda aos pobres fez com que as denúncias de corrupção não afetassem a imagem de Lula”. O The Guardian fala ainda sobre as possíveis mudanças na política econômica do governo, citando o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro.
Na França, o Le Monde afirma que Lula retomou a confiança no final da campanha e diz que o presidente “foi reeleito triunfantemente”. O jornal traz ainda trechos do discurso da vitória do presidente e ressalta que os programas sociais do primeiro mandato alavancaram a candidatura de Lula. Para o jornal francês, a tática da oposição de se concentrar nas denúncias de corrupção não foram suficientes para tirar votos do atual presidente.
“Os brasileiros deram um voto de confiança ao presidente Lula”, afirma o jornal The Washington Post. A reportagem do jornal norte-americano ressalta que o primeiro mandato de Lula foi marcado pela redução da pobreza e pelos escândalos de corrupção em seu governo.
Reprodução
Washington Post destaca comemoração de Lula
O diário argentino Clarín traz reportagem sobre o discurso de Lula após confirmada a reeleição e dá destaque ao “tom moderado” do presidente. O Clarín destaca ainda que, em seu primeiro discurso como eleito, Lula exaltou as relações entre Brasil e Argentina e afirmou que irá priorizar o Mercosul.
O jornal econômico Finacial Times diz que, após um surpreendente resultado no primeiro turno, o presidente Lula obteve uma “vitória fácil” no segundo turno. O FT destaca as possíveis mudanças na política econômica do governo no segundo mandato. Em outra matéria, o jornal britânico afirma que Wall Street está tranqüila porque os “investidores adoram Lula”.
Na Itália, o Corriere della Sera diz que “um triunfo confirma Lula no governo” e dá destaque ao discurso em que Lula afirma que governará para os pobres e pela justiça social. No entanto, o jornal italiano ressalta que a divisão no Congresso Nacional pode ser um obstáculo para os planos do presidente.
US