O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concentra esforços no combate a incêndios em quatro estados: Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Pará. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, essas são as regiões com maior incidência de queimadas atualmente.
O incêndio na Ilha do Bananal, no Tocantins, é uma das prioridades de combate do Ibama neste momento. No local atuam 200 homens, que contam com o apoio de duas aeronaves. Outras regiões do Tocantins, como a Serra do Lajeado, que já teve o incêndio controlado, ainda têm a presença de brigadistas para evitar o surgimento de novos focos.
Em todo o país, 1,7 mil brigadistas do Ibama trabalham no combate a incêndios e queimadas, em parceria com mais de 600 homens do Corpo de Bombeiros e outros órgãos ambientais.
Segundo o Ibama, o tempo seco no Centro-Oeste e áreas do Norte tem aumentado o número de queimadas nessas regiões. A condição climática deve permanecer na região central do país nos próximos dias, com a presença de uma massa de ar seco e sem previsão de chuva, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).