As exibições gratuitas de filmes na hora do almoço do projeto Hora da Sesta, da Secretaria de Estado de Cultura, continuam no mês de julho. A programação variada pode ser assistida no Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá, diariamente de segunda à sexta. Os filmes são exibidos no auditório climatizado do espaço no horário entre 12 e 13h30.
O intuito do projeto é levar às pessoas filmes regionais e nacionais no intervalo do almoço, além de contribuir com a circulação da produção audiovisual nacional. O Projeto “A Hora da Sesta” é uma parceria para a projeção e catalogação de curtas metragens junto à Petrobras e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá).
Confira a programação para a segunda quinzena de julho:
19/07 – Segunda-feira
Filme: Sebastião, O homem que bebia querosene
Sinopse: Filme sobre vida e morte, justaposição de textos niilistas e imagens iconoclásticas.
Direção: Carlos Magno
Duração: 12 min. – MG
20/07 – Terça-feira
Filme: Olho de Mosca
Sinopse: Documentário sobre poesia, na visão de 4 poetas contemporâneos: Arnaldo Antunes, Antonio Cícero, Carlito Azevedo e Paulo Henriques Britto.
Direção: Pedro Asbeg
Duração: 11 min. – RJ
21/07 – Quarta-feira
Filme: Bichos Urbanos
Sinopse: Estudantes de cinema apelam para o pedantismo estético e extremismo ideológico na realização de seu primeiro filme.
Direção: João Mors
Duração: 20 min. – RJ
22/07 – Quinta-feira
Filme: Dramática
Sinopse: Estudantes de cinema apelam para o pedantismo estético e extremismo ideológico na realização de seu primeiro filme.
Direção: Ava Gaítan Rocha
Duração: 20 min. – RJ
23/07 – Sexta-feira
Filme: Heliorama
Sinopse: Uma curiosa montagem que reúne cinejornais, trailers, clipes e outros fragmentos inéditos e visionários (de som e imagem) do saudoso artista plástico Hélio Oiticica.
Direção: Ivan Cardoso
Duração – 14 min. – RJ
26/07 – Segunda-feira
Filme: Mais Velho
Sinopse: História de um bandido real que assombrou, desarmado, pontos de jogo do bicho no rio de janeiro na década de 80.
Direção: Nilson Primitivo
Duração: 14 min. – RJ
27/07 – Terça-feira
Filme: O Universo de Mojica Marins
Sinopse: Documentário sobre a vida e a obra do ator, diretor e produtor paulista José Mojica Marins, penetrando em seu estúdio e mostrando o seu mundo: a origem de Zé do Caixão… O choque fascinante de um primitivo contra o cinema, em plena era de viagem à lua…
Direção: Ivan Cardoso
Duração: 26 min. – RJ
28/07 – Quarta-feira
Filme: Copo de Leite
Sinopse: O filme flerta com o universo feminino e se lança na natureza numa busca que movimenta riachos, regaços, marés, seios, leite, árvores, umidade, pernas e profundas inquietações.
Direção: William Cubits Capela
Duração: 11 min. – PE
29/07 – Quinta-feira
Filme: Balada das duas mocinhas de Botafogo
Sinopse: Duas irmãs, Marília e Marina, buscam no sexo e na noite do Rio de Janeiro uma resposta para escapar ao vazio de suas vidas. Abandonadas pelo pai, que deixou a família e sumiu, abandonadas pela mãe, que vive com elas mas em nada compartilha sua vida com as filhas, Marília e Marina se apóiam uma na outra e buscam um caminho. Sem guia ou referência, em meio a noitadas sem memória e relações sem sentido, elas procuram uma saída – qualquer saída. Baseado no poema de Vinicius de Moraes.
Direção: Fernando Valle
Direção – 14 min. – RJ
30/07 – Sexta-feira
Filme: Beijo de Sal
Sinopse: Numa ilha isolada na costa verde do Rio, o quarentão Rogério tenta trazer seu melhor amigo recém noivado de volta para a boa vida.
Direção: Fellipe Barbosa
Duração: 18 min. – RJ