Aniversário de Manaus
O aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas, é celebrado no dia 24 de outubro.
Neste dia, no ano de 1848, a vila de Manaos foi elevada à categoria de cidade, inicialmente chamada de Barra do Rio Negro. Por isso, este foi o dia escolhido para as comemorações de aniversário da capital amazônica.
Manaus é a cidade com mais habitantes na região Norte do Brasil. Segundo estimativa de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cidade possui 2.219.580 habitantes.
História de Manaus
A origem da cidade está na undação, em 1669, do forte de São José do Rio Negro, que daria início ao núcleo urbano.
Construído pelos portugueses, o forte tinha como função combater as investidas espanholas ao território amazônico. Pouco a pouco a urbe aumentaria, seria elevada à vila em 1838, e à cidade, em 24 de outubro de 1848. O nome do lugar tem suas raízes na nação indígenas dos “manaós” que viviam por ali.
Manaus cresceria com a demanda mundial pela borracha e a riqueza obtida com a extração e exportação do látex deixou marcas arquitetônicas, como palacetes e um dos símbolos de Manaus, o Teatro Amazonas.
Após a criação da borracha sintética, a cidade entraria em decadência econômica. No entanto, com a ditadura militar, Manaus volta a chamar a atenção do governo por conta da política de segurança nacional.
São realizadas obras, como a Transamazônica (1972), e regulamentada a Zona Franca de Manaus (1967) com o objetivo de atrair investimentos e povoamento à região. O propósito foi alcançado, mas os bairros periféricos foram ocupados de maneira desordenada e a população dobrou em apenas duas décadas.
Hoje, a cidade é um dos principais destinos turísticos do Brasil; assim como ponto de referência em temas de sustentabilidade e conservação ambiental.
Festa para Celebrar o Aniversário de Manaus
O dia da fundação de Manaus é uma oportunidade ótima para conhecer mais a cultura local. A grande atração dos últimos anos tem sido o desfile dos integrantes do “Boi Manaus”, quando diversas agremiações de bois-bumbás da cidade se revezam para animar o público.
No entanto, para quem gosta de outros gêneros musicais, há shows de MPB e música instrumental, bem como apresentações teatrais. Igualmente, os amantes da boa mesa tem a oportunidade de ir a eventos gastronômicos, onde é possível degustar as delícias da culinária amazônica e internacional.