Ato marca comemoração do 1º aniversário de MT
Criado em 1748, portanto há 256 anos, o Estado de Mato Grosso ainda não tinha uma data comemorativa. Uma Lei de autoria do deputado João Malheiros (PPS) sancionada pelo Governo do Estado, no final do ano passado, determinou que todo dia nove de maio passe a ser a data definitiva para a comemoração da criação do Estado.
“Temos que resgatar a história e reforçar a cidadania dos mato-grossenses. A lei é também uma forma de despertar o espírito cívico e solidificar os costumes e tradições que marcam a individualidade de um povo, congregação, grupo ou facção de qualquer espécie é instituir datas comemorativas a fatos marcantes para a comunidade”, justifica Malheiros.
Para iniciar a comemoração oficial do aniversário do Estado, a Assembléia Legislativa realizou um ato solene hoje (7), pela manhã, em frente à sede do Poder Legislativo com hasteamento das bandeiras, do Brasil e de Mato Grosso acompanhado com o hino mato-grossense. “Hoje, oficialmente foi comemorado o primeiro aniversário de Mato Grosso e me sinto orgulhoso por esta lei”, afirma o deputado.
De acordo com o projeto, a comemoração da data não inclui dispensa de trabalho, feriado, porém, constará de eventos cívicos, educativos e informativos sobre o Estado e a realização em todas as sedes de Poderes Estaduais e Municipais, corporações Militares e nos estabelecimentos de ensino público e privado, uma programação mínima com o hasteamento da bandeira de Mato Grosso e a execução do Hino do Estado de Mato Grosso.
“Precisamos ter um momento comemorativo e a data do aniversário é a mais oportuna para fortalecer essa idéia”, explica Malheiros.
O deputado se recorda um pouco da história lembrando que na busca de índios e ouro, Pascoal Moreira Cabral e seus bandeirantes paulistas fundaram Cuiabá, em 8 de abril de 1719, num primeiro arraial, São Gonçalo Velho, situado nas margens do Rio Coxipó e sua confluência com o Rio Cuiabá.
Conforme dados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 01 de janeiro de 1727, o arraial foi elevado à categoria de Vila por ato do Capitão general de São Paulo, Dom Rodrigo César de Menezes.
A presença sobre os mineiros, numa obsessão institucional pela arrecadação dos quintos de ouro. Esse fato somado à gradual diminuição da produção das lavras auríferas fez com que os bandeirantes pioneiros fossem buscar o seu ouro cada vez mais longe das autoridades cuiabanas.
No projeto consta ainda que, a Secretaria de Estado de Cultura caberá formular anualmente, a programação comemorativa adicional a ser desenvolvida em todo o Estado.
“O projeto é também uma forma de despertar o espírito cívico e solidificar os costumes e tradições que marcam a individualidade de um povo, congregação, grupo ou facção de qualquer espécie é instituir datas comemorativas a fatos marcantes para a comunidade”, disse Malheiros.
A programação da data comemorativa do 1º aniversário de Mato Grosso segue neste domingo (9) na Escola Diva Hugueney de Siqueira Bastos, no bairro Aroeira (prolongamento da avenida do CPA), a partir das 9 horas. A Lei de nº 8007, sancionada pelo governador Blairo Maggi em 26 de novembro de 2003, passa a valer já neste ano.
Como apoio à iniciativa, o governador Blairo Maggi inaugura a Escola Estadual Diva Hugueney, em Cuiabá, durante as comemorações do aniversário do Estado.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a escola é modelo para o resto do Estado e vai atender os ensinos Médio e Fundamental. De acordo com a programação do aniversário, está programado um desfile cívico militar com a 13ª Brigada e Corpo de Bombeiros.