O estudo francês, que será publicado na edição de dezembro no periódico “The American Journal of Pathology”, mostra que a replicação do HIV, o vírus da aids, pode ocorrer dentro de células imunológicas do testículo humano, oferecendo uma explicação para o fato de o vírus continuar a aparecer no sêmen, mesmo após a aplicação de terapias anti-retrovirais.
O sêmen continua a ser o principal canal de transmissão do vírus, e a persistência do HIV nesse material, mesmo depois de a terapia anti-retroviral tê-lo eliminado do sangue, vinha intrigando especialistas. A pesquisa, liderada por Nathalie Dejucq-Rainsford, tem por objetivo ajudar na criação de novas drogas anti-retrovirais, que sejam capazes de atingir o HIV presente nos testículos.
Fiocruz decifra genoma do BCG
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu o seqüenciamento completo do genoma da cepa (tipo) brasileira da vacina BCG, usada para imunizar contra a tuberculose e a hanseníase. No curto prazo, serão produzidos kits de validação das vacinas para um maior controle de qualidade na fabricação. Os pesquisadores também poderão aprofundar os estudos para a elaboração de vacinas recombinantes, ou seja, que protegem contra mais de uma doença. Já existe um projeto para combinar a imunização contra tuberculose e tétano e outro para associar leishmaniose à BCG. O mapeamento levou três anos e foi feito em parceria com a Fundação Ataulpho de Paiva, entidade privada sem fins lucrativos que produz todas as 20 milhões de doses compradas anualmente pelo Ministério da Saúde.
Terapia hormonal
Queixas de falta de memória são comuns entre mulheres na menopausa. Agora, uma nova pesquisa, indica que o tratamento usado para as comuns ondas de calor e outros sintomas da menopausa, pode também melhorar a memória. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mediram a atividade do cérebro em 10 mulheres, entre as idades de 50 e 60 anos, na fase de pós-menopausa, usando exame de ressonância magnética funcional; o novo estudo foi publicado na revista “Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism”, em novembro.
Transplante de órgãos
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, São Paulo bateu este ano o recorde de transplantes de órgãos e tecidos. Em 2005, foram realizados 5.076 transplantes e este ano o número já soma 5.735, até o dia 15 de novembro. As córneas, classificadas como tecidos, foram as responsáveis pela elevação do índice – 4.723 transplantes.
Pesquisa de gênero
Neurocientistas do Centro Médico da Universidade Georgetown (EUA) descobriram que sistemas neurológicos diferentes atuam quando um erro de conjugação verbal é cometido por um menino ou uma menina. Meninas se valem de um sistema envolvido na memorização de palavras e na associação entre termos, enquanto os meninos se valem, principalmente, em um sistema que governa as regras da linguagem.
Instáveis sofrem mais do coração
Homens que sofrem de raiva, associada a depressão, hostilidade, e/ou ansiedade têm uma maior probabilidade de desenvolver doença coronária. Isso é o que informam investigadores do serviço de Psiquiatria da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em um estudo publicado na revista “Psychosomatic Medicine”, em sua edição online disponibilizada em novembro.
US