A data ficou conhecida como trégua de Natal e teve direito a uma partida de futebol e trocas de presentes
ALTNOTÍCIAS
A expectativa das lideranças dos países naquele tempo era de que a Primeira Guerra Mundial duraria pouco. Seria algo intenso, mas curto. Antes mesmo do Natal de 1914, estaria acabado. Algo que se provou um engano.
Os soldados ainda não sabiam, mas aquele conflito iria até 1918, somando quatro anos de guerra. Esgotados das batalhas, a noite de 24 de dezembro de 1914 marcou algo inacreditável que parece ter saído direto de algum filme.
Na região conhecida como “zona da morte”, que é um pedaço de terra entre as trincheiras feitas pelos soldados, aconteceram trocas de presentes, partidas de futebol e entrega de cartas. Não apenas entre soldados aliados, mas também com os inimigos.
A Trégua de Natal de 1914
Durante a tarde da véspera de Natal de 1914, soldados britânicos ouviram as forças alemãs entoando cânticos de natal. Além da música, era possível ver nas trincheiras inimigas pequenos pinheiros e lanternas.
O sentimento natalino contagiou os ingleses e mensagens de Natal começaram a ser gritadas entre os soldados. Essa relação com uma certa distância, se tornou mais próxima no dia seguinte. Eles saíram das suas respectivas trincheiras e se encontraram na “Terra de Ninguém”.
Ao se encontrarem, passaram a trocar presentes, jogar futebol e tirar fotos. Veja um exemplo delas a seguir;
Soldados britânicos e alemães confraternizando em Ploegsteert, Bélgica, no dia de Natal de 1914, Frente da 11ª Brigada, 4ª Divisão. Foto: Imperial War Museums
A trégua não foi adotada em todas as frentes de batalha e se tornou alvo de algumas polêmicas. Parte dos soldados, acreditavam que essa pausa e confraternização com o inimigo minaria o espírito de luta dos soldados.
Os altos escalões dos exércitos, tanto da França quanto da Alemanha, agiram para impedir que novos episódios como esse acontecessem. Mesmo assim, nos anos seguintes, casos similares, em menor quantidade, foram registrados.
Essas pausas não programadas eram chamadas de “Viva e Deixe Viver” e permitia que os exércitos recolhessem os seus mortos e reparassem danos em sua trincheira.
Mesmo em uma guerra de proporção mundial, em que os relatos de violência chocam quem lê, o Natal foi capaz de transformar o ódio em amor. O significado do dia, o poder da data que marca o nascimento de Jesus Cristo foi transformador para aqueles soldados.
Da mesma forma, ele pode ser transformador hoje para você. Resgatar o verdadeiro significado do Natal e compreender a sua simbologia, é fundamental para ter uma noite de Natal que valha a pena ser vivida.
O Especial de Natal da Brasil Paralelo já é tradição e a edição de 2024 pode ser assistida gratuitamente por você.
A edição de 2024 é inspirada nos presentes que os reis magos levaram a Jesus em ocasião de seu nascimento: ouro, incenso e mirra. Cada bloco tem um desses três presentes como tema fazendo com que o seu significado seja o motor das reflexões.
As boas músicas, bons poemas e boas histórias, fazem do Especial de Natal da Brasil Paralelo uma festa divertida e leve, ao mesmo tempo que reflexiva.
Fonte: Brasil Paralelo