O que é?
É um aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos, o que pode fazer com que o coração faça um esforço maior para bombar o sangue.
Como age:
Cerca de 90% dos casos não tem causa conhecida. O restante contrai a enfermidade como conseqüência de doenças renais, problemas na aorta, tumores, uso de alguns contraceptivos orais, etc. Ocorre com mais freqüência em pessoas acima de 60 anos. A hipertensão arterial pode provocar derrame e ataque cardíaco. É um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, insuficiência coronária, derrame e infarto agudo do miocárdio.
Sintomas
Na maioria dos casos, não apresenta sintomas. Quando a pressão arterial está elevada, a pessoa pode sentir dores de cabeça, náuseas, tonturas e cansaço. Dependendo da causa, provoca palpitação, ansiedade, fraqueza e vômitos.
Prevenção
A pessoa deve se preocupar em ter uma alimentação saudável, com redução de sal e gordura e com maior quantidade de frutas e verduras, principalmente ricos em potássio. Além disso, a prática regular de exercícios físicos e o combate ao tabagismo ajudam bastante na prevenção.
Como tratar?
Cada tipo de hipertensão requer um tratamento específico. Geralmente, é um problema crônico que pode ser resolvido quando o paciente usa contínua e regularmente os remédios adequados. Por não causar sintomas na maioria dos casos, o paciente hipertenso geralmente abandona o uso dos medicamentos, o que pode ser muito danoso à sua saúde.
A quem recorrer?
Em caso de sintomas, procure seu cardiologista.
ATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico.