Em 2022, os sites dos governos do Ceará e de Alagoas também foram hackeados pelo mesmo grupo.
Os sites do Governo do Tocantins sofreram um ataque hacker na noite desta terça-feira (17). Os criminosos alteraram alguns conteúdos e inseriram a imagem de Luis Inácio Lula da Silva Lula atrás das grades. O grupo assinou a ação com o codinome “Killsec”. A Polícia Civil está investigando o caso.
Alguns sites de notícias que reproduzem automaticamente os conteúdos publicados pelo site da Secretaria da Comunicação republicaram a postagem hackeada.
Em 2022, os sites dos governos do Ceará e de Alagoas também foram hackeados pelo mesmo grupo.
Por meio de Nota, a Agência Tocantinense de Tecnologia da Informação informou que retirou todos os sites do ar para avaliar o comprometimento e reforçar a segurança contra novos ataques. Não foi divulgado se o grupo está pedindo algum valor para resgatar dados roubados.
Confira na íntegra a nota da ATI:
“A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) informa que na noite desta terça-feira, 17, os portais do Governo do Estado foram alvo de ataque de hackers, modificando o conteúdo de algumas páginas.
Por precaução, a ATI retirou os portais do ar e está trabalhando para o restabelecimento o mais rápido possível, com toda a segurança necessária contra eventuais novos ataques.
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão Especializada na Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC), já foi acionada para investigação e identificação da origem do ataque e dos seus autores.”