A baixa umidade do ar e o tempo seco, que tem feito deste inverno um dos mais atípicos dos últimos anos, têm ocasionado um aumento nas vendas de produtos que combatem o calor.
Em Cuiabá, a alta temperatura tem mudado a rotina de escolas, creches que estão reduzindo a carga horária, já que no Pronto Socorro Municipal há um aumento dos casos de desidratação.
UMIDIFICADOR
A novidade que ainda não foi massificada pela população, o umidificador de ar, começa a dar saltos nas vendas já que são indicadas por médicos. Na lista dos produtos tiveram crescimento das vendas estão o ar condicionado, ventilador, geladeira, freezer, e bebedouros elétricos.
Para a gerente Lucilene Dantas de Araújo, o aumento nas vendas desses produtos cresce a cada dia. “Nos dias mais quentes as vendas também esquentam”, afirma a gerente.
VENTILADORES
A média de ar condicionado vendidos em apenas um loja da rua 13 de junho chega a 10, de ventiladores 30 e de bebedouros e umidificadores a 5. Mas segundo o vendedor Helon Teixeira Barbosa, a temperatura é o termômetro das vendas. “Os dias quentes têm nos dado mais oportunidades de vendas”, falou lembrando que os umidificadores estão ganhando espaço aos poucos, já que ele percebe falta de informação da população com relação ao produto. “Se as pessoas tivessem mais informações sobre seus benefícios iriam comprar mais, pois o preço está menor que no ano passado”, concluiu.
VAREJO
A venda de ar condicionado no varejo cresceu na mesma proporção que no atacado, já que o seu uso em empresas privadas é um consenso. Para o empresário Márcio Ramos da Silva, a primeira providência ao montar seu escritório novo foi trocar os dois aparelhos de ar condicionados por um de modelo central. “Usar ar condicionado em Cuiabá é uma necessidade tanto quanto usar aquecedor em países frios”, frisou.
Segundo Valmir Marra, gerente da loja City Lar, da 13 de junho, esse aumento nas vendas nessa época é comum. “O calor ajuda nas vendas, esperamos que esse inverno continue quente”, afirmou. Ele estima que a venda de condicionadores de ar aumentou nos últimos 2 meses até 50%. “Estamos correspondendo a procura com promoções e produtos diferenciados”, falou mostrando um bebedouro purificador de ar que limpa e gela a água simultaneamente, grande novidade deste ano.
PROMOÇÕES
A gerente Lucilene, não esconde que, para incrementar as vendas vários tipos de promoção estão a disposição dos clientes, que vão desde descontos, até aumento das parcelas. “Temos feito promoções, e se o cliente quer realmente comprar, facilitamos para ele”, disse.
A consumidora Ana Maria da Cruz que comprou um ar condicionado parcelado em 18 vezes de R$ 42 reais, diz não se arrepender apesar de estar na quinta parcela. “Comprei, e foi a melhor coisa que fiz. Agora consigo dormir”, frisou.