Em noves meses a Guarda Municipal de Várzea Grande (GM) ampliou em 93,7% o registro de infrações de trânsito nas ruas da cidade. Em janeiro deste ano foram aplicadas 127 multas e em setembro o volume passou para 246. No acumulado do ano as multas de trânsito somam 1,49 mil.
Os dados fazem parte da estatística mensal elaborada pela Inspetoria Operacional GM que traz a evolução de todas as ações empreendidas durante os primeiros nove meses de 2006, sejam por meio dos trabalhos no trânsito ou do serviço operacional que envolve o auxílio público, ronda escolar, apoio às secretarias municipais e atendimento de ocorrências policiais.
No acumulado dos serviços de trânsito, a GM contabiliza a apreensão de 62 veículos, 37 carteiras de habilitação e a ocorrência de 80 acidentes sem vítima. Neste último item, há uma retração nos registros. Em abril foram 118 acidentes desta natureza (sem vítimas), índice que veio sendo reduzindo mês a mês, atingindo a maior baixa em julho (79) até chegar a 80 no mês de setembro.
Para o comandante secretário da GM, coronel Luis Nelson da Silva, os resultados contabilizados refletem o reforço que foi dado ao efetivo de rua e às alterações viárias implantadas nas principais avenidas de Várzea Grande ao longo dos últimos dois anos.
Entre elas está a ampliação da 31 de Março e da Avenida Ponce de Arruda (Trevo do Zero Quilômetro). Nesta última foi construída uma rotatória de acesso às Avenidas da FEB, Ulisses Pompeo de Campos, 31 de Março. O desafogamento no trânsito desta região se dá por meio da implantação de trechos onde o semáforo foi substituído pela sinalização horizontal e vertical alertando para a “preferencial”.
Em fevereiro deste ano um remanejamento interno trouxe de volta ao efetivo da GM 27 guardas que estavam atendendo à Seção Contra-Incêndio do Aeroporto Marechal Rondon. “Agora são quase 30 GMs a mais na ruas da cidade”, exclama o coronel Nelson. Além disso, houve o reforço no aparelhamento da GM. Neste segundo semestre seis motos zero quilômetro foram adquiridas pelo município e repassadas à instituição.
No resumo de janeiro a setembro deste ano é possível observar o impacto das novas viaturas. Somente em setembro as rondas escolares, chegaram a 493 visitas, ou seja, uma média de mais de uma visita em cada turno de funcionamento das unidades escolares por mês. Várzea Grande tem 73 escolas públicas em funcionamento. No ano, as rondas somam 2,17 mil visitas, o auxílio ao bem público 1,18 mil, o apoio às secretarias soma 34 atendimentos e as ocorrências policiais registradas também contabilizam 34.
Atualmente a GM tem 135 guardas, o que representa 78% dos 172 homens e mulheres que o 4° Batalhão tem disponíveis no momento para o combate à criminalidade.