domingo, 22/12/2024
InícioMundoGrupos rivais iraquianos retomam confrontos que deixaram 23 mortos em Bagdá

Grupos rivais iraquianos retomam confrontos que deixaram 23 mortos em Bagdá

Vítimas eram seguidoras do influente clérigo xiita Moqtada Sadr, que anunciou nesta semana a ‘aposentadoria definitiva’ da política

Os confrontos entre grupos rivais iraquianos foram retomados nesta terça-feira, 30, em Bagdá, onde 23 seguidores do clérigo xiita Moqtada Sadr foram mortos a tiros desde segunda-feira, 29, de acordo com o balanço atualizado por fontes médicas. Ao menos 380 pessoas ficaram feridas na violência registrada na Zona Verde da capital iraquiana, um perímetro de alta segurança que abriga ministérios e embaixadas. Durante esta madrugada os confrontos foram retomados entre os seguidores de Sadr e o exército, além de combatentes do grupo Hashed al Shabi (Unidades de Mobilização Popular, PMU), ex-movimento paramilitar pró-Irã agora integrados às tropas oficiais. Os tiros de armas automáticas e os lançamentos de foguetes procedentes da Zona Verde eram ouvidos em toda a cidade. O governo iraquiano anunciou que o toque de recolher em vigor desde a noite da segunda em todo o Iraque está mantido para esta terça. Escolas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais permanecem fechados. Apenas alguns veículos circulavam pelas ruas de Bagdá, onde o exército e a polícia foram mobilizados para garantir o respeito ao toque de recolher.

A Zona Verde virou um cenário de caos na segunda, depois que o influente clérigo Moqtada Sadr anunciou a “aposentadoria definitiva” da política. Milhares de seguidores do religioso correram para a Zona Verde e invadiram o Palácio da República, onde acontecem as reuniões do conselho de ministros. As forças de segurança dispersaram a multidão com violência e gás lacrimogêneo. Durante a tarde foram ouvidos os primeiros disparos. Depois, os seguidores de Sadr trocaram tiros com o exército e os integrantes do Hashed al Shabi. O Iraque enfrenta uma crise política desde as eleições legislativas de outubro de 2021. As forças políticas xiitas, em particular a de Moqtada Sadr, não alcançam um acordo para a designação de um novo primeiro-ministro e um novo governo.

*Com informações da AFP

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes