Preparando para completar 10 anos em 2016, o Grupo Teatro de Brinquedo estreia o projeto “Estudos uterinos 1 – MAIEUTICA” no dia 10 de novembro, no Sesc Arsenal, participando da Semana SESC Teatro de Formas Animadas.
Estudos uterinos 1 é um aparato de imagens resultantes de uma investigação sobre os paradigmas do uso do corpo do ator no teatro de animação. O grupo Teatro de Brinquedo utiliza a pesquisa em teatro de formas animadas desenvolvendo cenas performáticas inspiradas nas técnicas do processo de construção de máscaras e bonecos. Partindo do pressuposto diálogo físico entre objeto manipulado e manipulador, a investigação traz um início de uma discussão sobre teatro de animação contemporâneo em Cuiabá. O espetáculo não é censurado, mas foi pensado para um público maior de 12 anos.
Materiais de uso hospitalar e tecidos que imitam a pele compõe a estética do novo trabalho, que teve parte sua pesquisa realizada no Chile em workshop com a bonequeira russa Natacha Belova, do qual participou a atriz Raquel Mützenberg, uma das fundadoras do Teatro de Brinquedo. A atriz explica que o laboratório durou dois meses e foi um momento de prática intensa no qual foi possível materializar ideias que se fizeram latentes em discussões durante sua pesquisa de mestrado no programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal de Mato Grosso, no qual é orientada pela professora Drª Maria Thereza Azevedo.
Estudos uterinos 1 – MAIEUTICA é fruto de investigação cênica coletiva a partir do material coletado por Raquel Mützenberg e compartilhado com o grupo formado por Douglas Peron, Millena Machado, Juliana Graziela e Poliana Queiróz. O espectador verá em cena um trabalho fruto da investigação acerca do corpo do ator e seus processos pessoais realizada desde o início da vida artística dos integrantes do Brinquedo, influenciados pelo contato com diversos artistas ao longo dos anos. A sonoplastia é experimental e realizada ao vivo pelo músico Willian Kanashiro. Colaboraram na confecção dos bonecos Juliana Fernandez, Yasmin Souza, André Gorayeb, Lucas Ninno e Elizabeth Othon.
A Semana SESC Teatro de Formas Animadas é realizada pelo Sesc Arsenal e traz a Cuiabá grupos de diversos locais do Brasil que pesquisam teatro de formas animadas, além de incentivar a prática e pesquisa cênica com bonecos em Cuiabá.