O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), iniciou a discussão sobre a possibilidade de migrar para uma nova sigla, o PSD (Partido Social Democrático). Hoje (13), ele estará em Brasília (DF), para assinar o Manifesto de fundação do PSD. E quer, ainda nesta semana, esgotar as conversas com os companheiros da base para definir a filiação.
Ao argumentar que o projeto do PSD é construir um partido forte, Riva garante que essa é uma grande oportunidade de agregar os companheiros da base que estão em diferentes partidos. No entanto, deixou claro ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, idealizador do PSD, que a decisão final será tomada somente após consultar todos os companheiros. A afirmação foi dada
durante reunião realizada na última segunda-feira (11), em São Paulo, onde esteve com um grupo de políticos mato-grossenses.
“Tenho que conversar com meus companheiros e não é uma decisão que dá para tomar em menos de cinco dias. São muitas ligações a fazer”, declarou. Kassab deu sinal verde para o grupo coordenar a fundação do partido em Mato Grosso.
Em São Paulo, o grupo foi composto pelo vice-governador Chico Daltro, Riva, Eliene Lima (Secitec), Valdizete Nogueira (ex-prefeito de Jaciara) e Aloízo Lima (ex-presidente da Ucmmat).
Durante sessão plenária de terça-feira (12), Riva disse que vai assinar a lista de apoio para a fundação do PSD. Destacou, porém, que não é certeza a sua saída do Partido Progressista, uma vez que não tem motivos. Segundo ele, a assinatura não representa desfiliação do seu atual partido. “O apoio ao manifesto é importante porque vai ajudar a criar a nova força política deste país”, disse Riva.
Segundo o parlamentar, alguns vereadores e prefeitos filiados em sete legendas já acenaram positivamente a possível mudança. São companheiros filiados ao PP, PPS, PSB, PMDB, PSDB, DEM e PR.
Além de Riva, estarão em Brasília o vice-governador Chico Daltro, o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, o ex-presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso e vereador de Salto do Céu, Aloizo Lima, o ex-prefeito de Jaciara Valdizete Nogueira, a ex-secretária adjunta de Turismo, Vanilce Marques e o deputado Airton Português.