Cinquenta e quatro pessoas suspeitas de integrarem uma facção criminosa que agia principalmente no sul de Mato Grosso foram presas na operação ‘Insurgente’, realizada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Civil do estado.
A operação tinha previsão de cumprir 87 mandados, sendo 56 de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão.
A operação ocorre nas cidades de Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis, Pedra Preta, Sinop e Alto Araguaia.
No final da manhã a polícia informou que dos 87 mandados judiciais, apenas duas ordens de prisão ainda não foram cumpridas na operação, coordenada pela Delegacia de Primavera do Leste e pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
Foram 10 meses de investigações que possibilitaram a polícia descobrir crimes praticados por ‘associados’ da facção: roubo, tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios.
As investigações também apontaram que o grupo virou uma espécie de milícia, controlando o comércio legal e ilegal: cobrando taxas de comerciantes para não serem assaltados e cobrando taxas de traficantes proprietários de bocas de fumo.
Os líderes do grupo estão presos na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, a Mata Grande, em Rondonópolis, e na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
As investigações também mostraram a utilização de adolescentes para os crimes e o crescimento das ‘filiações’ de menores de idade para a facção.
Insurgente
O nome da operação, insurgente, vem de que o grupo composto por criminosos que possuem ideologia e opinião contrária às leis.
Fonte: G1 MT.