A Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) adiou por uma semana, a partida das oitavas-de-final da Copa Libertadores entre Chivas e São Paulo, e Nacional e San Luis, a fim de encontrar uma solução à situação que afeta essas equipes pela epidemia de gripe suína no México.
O porta-voz da Conmebol, Néstor Benítez, disse à agência Efe que essa decisão foi tomada nesta sexta, depois que não deu certo a tentativa da entidade de que os times do México jogassem suas partidas como equipes locais no Chile.
“As partidas do San Luís contra o Nacional e do Chivas contra o São Paulo estão adiadas em uma semana, as seis restantes serão jogadas tal como está previsto no programa”, assinalou Benítez.
Além disso, o São Paulo pode enfrentar o time mexicano duas vezes na capital paulista. A alternativa está sendo estudada pela Conmebol em razão das dificuldades em países da América do Sul aceitarem receber os cidadãos mexicanos preocupados com a gripe suína.
“Estamos aguardando uma definição da Conmebol. Existe esta possibilidade de jogarmos duas vezes no Brasil. Autoridades do Chile e Paraguai não aceitaram receber a partida”, afirmou o diretor de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.
O avanço da gripe suína deixou até hoje 15 mortos confirmados e, pelo menos, 343 casos comprovados de pacientes contagiados.
Especial para Terra