Sindicatos e centrais ligados a partidos da oposição fazem tática de guerrilha e fecham vias e terminais em várias capitais, inconstitucionalmente impedindo o direito de ir e vir, na manhã desta sexta-feira (28), no mote da “greve geral” no País convocada em especial pela CUT, ligada ao PT.
Logo na manhã desta sexta-feira começaram a surgir as primeiras notícias de que a mobilização tem tons de crimes.
Em Niterói, moradores que trabalham no Rio de Janeiro não conseguiram entrar nas barcas, porque os funcionários fizeram um cordão bloqueo a entrada do terminal Arariboia.
Em Brasília, fecharam as pistas de acesso ao aeroporto para quem segue pelo Eixo da Asa Sul, o principal acesso ao terminal do JK. Usaram barricadas e centenas perderam voos. A PM foi acionada e por volta das 6h20 conseguiu desbloquear as pistas; muitos passageiros seguiram a pé por 3 km.
Em São Paulo, há casos relatados de sindicalistas que bloqueiam entrada de algumas estações de metrô, impedindo trabalhadores de entrarem nas estações.
Na maioria das ações, foram identificados manifestantes ligados à CUT e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e sem-teto.
IG