“Uma grande vitória”. Esta foi a frase simplificada pelo deputado José Riva (PP) ao ser indagado acerca da reunião mantida com governador Blairo Maggi (PR), maioria dos deputados e equipe técnica do governo quando trataram do projeto e emendas que concedem realinhamento salarial, promoção, além de fixação de efetivo da Policia Militar (PM) e Corpo der Bombeiros Militar (CBM).
Desta reunião ficou acordado que o assunto será retomado na manhã desta quarta-feira (30) com os representantes da categoria e equipe de governo na Casa Militar.
Numa prévia avançou a possibilidade de chegar a 20% sobre a quantidade de promoções. Aumento salarial aos oficiais provavelmente este ano e estabelecimento dos cargos, carreiras e salários dos soldados, segundo Blairo Maggi.
Conforme o deputado Riva, o governo entendeu que houve um distanciamento entre a categoria e os poderes, o que ele considera de uma ‘vitória do diálogo’ a retomada das discussões. “Sempre acreditei que o melhor caminho seria o diálogo”, ressalta Riva.
O fato de o governo admitir que a promoção necessite de mudanças na lei foi outro fator destacado, visto as inúmeras considerações do parlamentar progressista. “Ele admitiu que existem distorções e que a promoção depende de alterações na lei. Ele admitiu ouvir a categoria. Isto é um grande sinal de avanço, pois sempre acreditei no diálogo”, considerou Riva.
Outra definição da reunião foi de que a readequação salarial dos Oficiais acontece depois de serem estabelecidos critérios aos Praças, porém este entendimento será finalizado apenas no próximo ano.
O governo do Estado alega que não há dotação suficiente para absorver as propostas dos Oficiais e Praças da corporação, porém o realinhamento terá execução em 2008 e este fato os deputados contrários à mensagem do executivo consideraram exeqüível e agora admitido pelo governo.
A mensagem do executivo com adições de emendas que trata do assunto deve ser votada ainda este ano. A reunião de ontem revelou que outros projetos trancados na AL devem ser retomados a discussão ainda esta semana.