O governador Silval Barbosa (PMDB) sancionou a Lei n.º 9.765 de 26 de junho de 2012, que institui a “Semana do Artista Especial”. O autor da Lei, deputado Mauro Savi (PR), afirma que o objetivo é garantir melhor qualidade de vida e inclusão para todas as pessoas portadoras de necessidades especiais através da viabilização de um espaço para expor suas manifestações artísticas.
O deputado defende a colaboração do Poder Executivo em parcerias com entidades privadas para que possa oferecer incentivos e doações de pessoas físicas e jurídicas nas atividades que visam fomentar a “Semana do Artista Especial”.
Conforme a Lei, as manifestações artísticas para o evento poderão ser compostas por exposições de pintura, desenhos, esculturas, colagens e artesanatos, apresentações, musicais, teatrais, de danças, entre outras expressões culturais. Savi sugeriu que a Semana seja realizada, anualmente, em um período que coincida com o dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
“Estamos felizes com a criação desta Lei porque ela vai fortalecer a visão de que a arte realmente não possui barreira. A arte produzida por pessoas com deficiência, como dança, música e exposições, tem grande aceitação e merece ser valorizada como todas as demais manifestações artísticas”, frisou Savi.
Conforme Savi, as pessoas com deficiências demonstram capacidade de vencer obstáculos e participam do cotidiano em ambientes de trabalho e social, apesar das lutas e batalhas diárias para enfrentar as barreiras, até mesmo as arquitetônicas e de aceitação de sua condição de diferente.