A Caixa Econômica Federal informou que foram finalizados 43,8 milhões de cadastros no aplicativo e no site, até as 8h de terça-feira (21), por trabalhadores que não estão inscritos em programas do governo e pleiteiam o auxílio emergencial de R$ 600 devido à crise social gerada pela pandemia do novo coronavírus. Os dados estão sendo repassados à Dataprev aos lotes para análise e liberação do pagamento.
A empresa de processamento de dados enviou ontem à Caixa mais uma lista de 9,9 milhões de cadastros de trabalhadores informais que têm direito a receber a ajuda. O cronograma de pagamento para esse grupo deverá ser anunciado pelo banco ainda esta semana.
Nesta quarta-feira (22), o banco fará o crédito para mais 5,3 milhões. São 4,1 milhões de informais sem registro e 1,2 milhão de trabalhadores cadastrados no banco de dados do governo, totalizando um volume de recursos de R$ 4,3 bilhões. Na quinta-feira (23), começa a rodada de pagamento da segunda parcela do auxílio, que foi antecipada pela Caixa.
Segundo a Caixa, o benefício já foi pago a 24,2 milhões de pessoas. Desse universo, 9,3 milhões são informais que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania; 9,1 milhões são trabalhadores que não aparecem nesse cadastro e 5,8 milhões são beneficiários do Bolsa Famíllia.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, pessoas inscritas no CadÚnico que não se enquadrem nos critérios da lei e discordem da análise podem apresentar novo pedido por meio do aplicativo e portal da Caixa. O serviço foi disponibilizado ontem pelo banco. A medida também vale para os requerimentos dos trabalhadores informais.
Yahoo
***Do Extra