quinta-feira, 07/11/2024
InícioPolíticaGoverno negligencia vacina e mortes por dengue preocupam

Governo negligencia vacina e mortes por dengue preocupam

Gestão petista descartou vacina japonesa para aguardar a do Butantan, que só virá em 2025

O governo Lula (PT) parece não se preocupar com o potencial recorde de mortes por dengue que o Brasil pode enfrentar em 2023. Apesar da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacina contra a doença produzida pelo laboratório japonês Takeda desde março, o Ministério da Saúde não demonstra interesse em adquiri-la. Alega-se que a vacina precisa passar por análises adicionais, o que poderia levar até um ano para ser viabilizada pelo sistema público. Enquanto isso, o governo prioriza a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan desde 2009, que ainda não concluiu sua pesquisa e só poderá ser disponibilizada pela Anvisa em 2025.

A vacina japonesa, conhecida como Qdenga, possui eficácia de 80,2% contra todos os sorotipos da dengue e pode prevenir a transmissão da doença pelo mosquito em pessoas de 4 a 60 anos. No entanto, o seu alto custo médio de R$ 500 por dose pode ser um obstáculo para sua utilização em larga escala.

Até junho deste ano, o Brasil já havia diagnosticado 1,38 milhão de casos prováveis de dengue, segundo o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses. Isso representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1.016 mortes pela doença, um aumento de 162,5% em relação ao ano anterior. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime Barbosa, expressou preocupação com a situação, alertando que esperar pela vacina do Instituto Butantan pode custar vidas, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

Com informações de Pleno News.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes