domingo, 22/12/2024
InícioBrasilGoverno Lula na mira da Câmara por ‘encobrir’ custo de viagens de...

Governo Lula na mira da Câmara por ‘encobrir’ custo de viagens de Janja

Há dois pedidos de convocação em trâmite no Congresso: um relacionado ao ministro da CGU e outro direcionado à ministra das Mulheres

Integrantes do governo Lula viraram alvo de pedidos de Convocação de parlamentares de oposição após o Palácio do Planalto se negar a informar o custo da viagem da primeira-dama Janja para Nova York em março deste ano.

Como registramos, a Folha pediu as informações por meio da Lei de Acesso à Informação e recebeu negativa em três instâncias. Janja foi para Nova York, para um evento da ONU. Ela está novamente na cidade para acompanhar Lula durante a agenda na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

Há dois pedidos de convocação em trâmite no Congresso: um relacionado ao ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho, e outro direcionado à ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves. Os pedidos foram protocolados pelo deputado federal Evair de Melo (PP-ES).

Desanuviar as dúvidas

“Apresentamos o presente requerimento com a finalidade de desanuviar as dúvidas decorrentes de posições imprecisas dentro do próprio governo e esclarecer, de forma oficial, sobre a viagem da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, para Nova York, em março deste ano”, afirmou o parlamentar no requerimento.

Segundo o jornal, a assessoria de Janja apresentou informações desencontradas sobre a viagem de março, respondendo inicialmente que ela havia se hospedado na casa de terceiros. Depois, afirmou que a primeira-dama ficou na residência oficial brasileira em Nova York.

Em resposta a um primeiro pedido, o Ministério das Mulheres informou que Janja recebeu da pasta apenas passagens aéreas e seguro viagem, sem custeio de hospedagem ou alimentação.

O painel de viagens do governo Lula informou que os voos de ida e volta entre Brasília e Nova York custaram R$ 43,4 mil.

A Folha fez um novo pedido ao Palácio do Planalto, solicitando detalhes sobre o local de hospedagem, a origem dos recursos para alimentação e estadia, o valor total gasto e o número de servidores que acompanharam Janja.

O gabinete do presidente da República respondeu que o assunto caberia ao Ministério das Mulheres. A secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, também negou as informações e argumentou que o Ministério das Mulheres já havia se manifestado, embora não tenha atendido ao pedido da Folha integralmente.

O Antagonista

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes