domingo, 24/11/2024
InícioPolítica BrasilGoverno Lula esconde documentos sobre eleições na Venezuela

Governo Lula esconde documentos sobre eleições na Venezuela

Itamaraty decreta sigilo de cinco anos sobre ofícios enviados ao TSE após pressão internacional

Em meio a críticas internacionais ao governo de Nicolás Maduro, o Itamaraty decretou sigilo de cinco anos sobre seis ofícios enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito das eleições presidenciais na Venezuela. A medida foi tomada após um pedido de acesso aos documentos feito pelo jornal O Globo, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

A decisão do Itamaraty, sob o comando do embaixador João Marcelo Galvão de Queiroz, ocorre em um contexto onde o Brasil e várias nações, incluindo os Estados Unidos e Argentina, não reconheceram o resultado das eleições venezuelanas, devido a suspeitas de fraude no processo eleitoral. Apesar da negativa do TSE em enviar observadores, o governo brasileiro manteve a troca de correspondências com a Venezuela, agora protegida por sigilo.

O pedido do jornal foi motivado por reportagens que indicavam uma possível pressão do governo Lula para que o TSE participasse como observador no processo eleitoral venezuelano. O TSE recusou o convite, o que foi interpretado como uma postura crítica ao regime de Maduro.

A decisão de manter os documentos sob sigilo por cinco anos impede o acesso público a informações que poderiam esclarecer a atuação do Brasil no contexto das eleições venezuelanas, intensificando o debate sobre transparência e diplomacia.

Fonte: Hora Brasília

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes