O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (14) de reunião de coordenação política com ministros e assessores, às 9h30, no Palácio do Planalto. Confirmaram presença os ministros Guido Mantega, da Fazenda, Tarso Genro, da Justiça, e Walfrido dos Mares Guia, das Relações Institucionais.
Às 11h15, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, Lula lança os programas Caminho da Escola e Pró-Escolar. O objetivo é garantir aos alunos do ensino básico da zona rural transporte seguro até a sala de aula. Para isso, o governo federal destinará – por meio dos dois programas – R$ 600 milhões para a compra de ônibus e embarcações escolares padronizados e com certificados de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Participam da cerimônia os ministros da Educação, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia.
À tarde (15h), acompanhado do ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente assina o decreto de regulamentação da Timemania. A nova loteria, aprovada pelo Congresso em 2006 como alternativa para a recuperação financeira dos clubes de futebol, vai utilizar os símbolos de 80 times das séries A, B e C para as apostas. Dos recursos arrecadados, a parte destinada aos clubes ficará vinculada ao pagamento de dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Secretaria da Receita Federal do Brasil e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
No restante do dia, Lula recebe os ministros Guido Mantega (16h), Luiz Marinho, da Previdência Social (17h), e Carlos Lupi, do Trabalho (18h). Às 18h30, na Sala de Audiências do Planalto, reúne-se com senadores e deputados do PDT.