A Assembleia Legislativa vai elaborar um programa emergencial para atender os municípios mato-grossenses. A iniciativa foi anunciada pelo presidente da Casa de Leis, deputado José Riva (PSD).
O parlamentar chamou a atenção dos demais deputados sobre a importância da participação de todos na elaboração dessa proposta, que será, imediatamente, entregue ao governador Silval Barbosa (PMDB).
Objetivo é apontar as principais deficiências de cada cidade e cobrar os investimentos do Poder Executivo. “Vamos construir um programa mínimo de apoio aos municípios e entregar ao governo, para que nossas cidades saiam da crise”, disse Riva. Explicou que muitas dessas mazelas se devem a ausência do próprio Estado nas cidades, ou no atraso dos repasses, como acontece com o setor da Saúde. O presidente da Assembleia Legislativa também atribuiu as dificuldades ao período chuvoso, já que o excesso de chuva, em alguns casos, acaba isolando cidades.
Em aparte à fala do deputado Pedro Satélite (PSD), Riva voltou a destacar o programa MT Integrado, que vai promover investimentos pesados na infraestrutura de Mato Grosso. “Nossa expectativa é que os problemas infraestruturais dos municípios sejam resolvidos com o programa MT Integrado. Sabemos das dificuldades do estado e o quanto os municípios são penalizados”.
Além da Infraestrutura, as áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública constarão no planejamento da AL/MT. Os deputados percorrem semanalmente os municípios e por isso, querem contribuir com a governabilidade apontando os principais gargalos. Também é frequente o atendimento nos gabinete a prefeitos, vereadores e lideranças municipais, todos clamam por investimentos.