O Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, entregou 30 equipamentos para o Consórcio de Desenvolvimento Nascente do Pantanal, que envolve nove cidades, entre elas Mirassol D’Oeste, onde ocorreu a solenidade de entrega com assinatura de termo de comodato.
Com a meta de valorizar o pequeno produtor e organizar as cadeias produtivas foram adquiridos resfriadores de leite; equipamentos de beneficiamento de arroz, milho, café, processadores de frutas com câmara fria, fábrica de ração, farinheiras e uma beneficiadora de mel, que foi entregue à Casa do Mel de Reserva do Cabaçal.
São equipamentos de agroindústria que permitem um melhor aproveitamento, mais qualidade e melhor retorno financeiro aos produtores. O presidente do Consórcio e prefeito de Rio Branco, Antônio Milanezi, comentou que alguns laticínios chegaram a cogitar o fechamento porque os produtores estavam desestimulados com o baixo preço. “Agora não fecham mais, dos R$ 0,29 centavos estão conseguindo mais que o dobro, o litro chega até a R$ 0,72”, disse o prefeito.
Uma região que tem na pecuária leiteira a principal fonte econômica, a notícia foi recebida com grande expectativa. Já em Reserva do Cabaçal, uma cidade com três mil habitantes, a apicultura tem feito a diferença na geração de renda. São 27 apicultores associados que serão beneficiados pelo equipamento adquirido pelo Estado.
REIVINDICAÇÕES – Em Mirassol D’Oeste o prefeito Donizete Dazantena pediu ao governador a construção de poços artesianos e asfalto urbano. Silval Barbosa determinou aos secretários de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco, que verifiquem os recursos e providenciem.
Silval anunciou o maior programa de infraestrutura urbana. Em todas as cidades em que visitou nesse fim de semana, Pontes e Lacerda; Jauru; São José dos Quatro Marcos; Mirassol D’Oeste e Cáceres, ele fez o compromisso de enviar a emulsão asfáltica e óleo diesel, para em parceria com as prefeituras fazer asfalto em vias urbanas. Falou também dos ônibus que serão entregues para as Apaes e dos carros e computadores a serem doados para os conselhos tutelares.