Sistema Único de Saúde vai incorporar ao rol de medicamentos disponíveis à população o Zolgensma, considerado o fármaco mais caro do mundo. Usado para o tratamento da atrofia espinhal muscular (AME), uma doença rara e degenerativa. O remédio será ministrado em crianças de até seis meses.
No último sábado (03/12/22), o Governo Federal anunciou que a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias (Conitec) emitiu o parecer favorável à incorporação do medicamento Zolgensma , destinado às crianças de até seis meses, com atrofia espinhal muscular (AME).
A AME é uma doença rara, degenerativa que é passada geneticamente e interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais, como respirar, engolir e se mover.
Mais dois medicamentos, o Nusinersena e o Ridisplam, que são destinados ao tratamento do AME já estão disponíveis no SUS. O novo remédio vai oferecer uma tecnologia mais avançada para o tratamento da doença.
É o Governo Federal dando mais um passo para apoiar as pessoas portadoras de doenças raras. Um governo que cuida da sua população!