O traçado da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que terá investimentos de R$ 6,4 bilhões será discutido em municípios de Rondônia, Mato Grosso e Goiás
A construção de 1.602 quilômetros de ferrovia entre Uruaçu/GO e Vilhena/RO é uma das metas do Governo Federal, para os próximos quatro anos. Trata-se da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, cujo projeto é elaborado com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes.
O trecho terá entroncamento com Ferrovia Norte-Sul na cidade de Uruaçu/GO, cruzará o estado de Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Vilhena/RO. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte de um projeto gigantesco, a Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Ela segue de Uruaçu/GO para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais até o litoral fluminense. Para o oeste o plano indica um caminho de Vilhena/RO rumo ao Acre até a divisa fronteira com o Peru.
Entre Uruaçu/GO e Lucas do Rio Verde/MT a ferrovia terá a extensão de 1.004 quilômetros. Até o ano de sua conclusão (2014) a previsão é de investir R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde/MT e Vilhena/RO (com 598 quilômetros), deve ser investido o total de R$ 2,3 bilhões. Os recursos para a construção serão incluídos na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento – (PAC 2).
Os estudos preliminares, o EIA/RIMA e o projeto básico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste foram iniciados no ano passado, dentre as ações definidas pelo Ministério dos Transportes. Sua execução ficará sob a responsabilidade da VALEC, como uma das obras do novo Plano de Aceleração do Crescimento, programado pelo Governo Federal. Segundo o presidente da Empresa, José Francisco das Neves, as obras devem começar no próximo ano.
Por se conectar com a Norte-Sul, a ferrovia de Integração Centro-Oeste dará novo impulso para o desenvolvimento dos estados de Mato Grosso, Rondônia e o sul dos estados do Pará e Amazonas, principalmente com a produção de grãos, açúcar, álcool e carne. “Com a redução dos custos no transporte de cargas, com acesso mais rápido a vários portos, a região deve atrair grandes projetos e investimentos da iniciativa privada e, por conseguinte, gerar empregos, renda e melhoria da qualidade de vida para os habitantes”, comenta Luiz Antônio Pagot, Diretor Geral do DNIT, entusiasta da expansão da malha ferroviária brasileira.
Apresentação pública – A Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fará a apresentação do projeto da Ferrovia Centro-Oeste em evento marcado para o dia 15 de março, em Lucas do Rio Verde/MT. Outras apresentações, sem a presença da Ministra, estão marcadas para as cidades de Vilhena/RO, Água Boa/MT e Uruaçu/GO.
Elas contarão com a participação do Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; do presidente da VALEC, José Francisco das Neves; dos diretores do DNIT, Luiz Antonio Pagot e da ANTT, Bernardo Figueiredo; dos governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi, de Goiás, Alcides Rodrigues (ambos no evento de Lucas do rio Verde) de Rondônia, Ivo Cassol e do Acre, Binho Marques (ambos no evento de Vilhena), além de líderanças municipais.
Os principais objetivos das apresentações públicas são mostrar detalhes do projeto, discutir com os municípios envolvidos a inserção deles no traçado, bem como a participação de cada um no desenvolvimento regional com base nas perspectivas futuras.