A Secretaria de Estado de Saúde trabalhou ontem a promoção de atividades que chamou atenção para o Dia Internacional de Prevenção às Drogas, como parte da programação recomendada pelo Ministério da Saúde.
A primeira atividade aconteceu com a apresentação do movimento Alcoólicos Anônimos. Na ocasião membros do movimento falaram aos trabalhadores da Saúde sobre o trabalho de recuperação que desenvolvem junto a pessoas comprometidas com o uso abusivo do álcool.
Vânia Nardelli, psicóloga da Gerência de Desenvolvimento de Qualidade de Vida, da SES, disse que “a ocasião se constitui num momento único para os trabalhadores da Saúde em duas frentes: no enfrentamento de realidades que envolvam a participação individual e no sentido de agregar valor ao conhecimento obtido, o que permite melhor compreensão do problema, multiplicação do conhecimento, divulgação de soluções e intervenção na realidade visando melhorar a vida dos envolvidos”.
A psicóloga lembrou que, como acontece no caso de muitas outras doenças, a dependência ao uso do álcool e de outras drogas afeta profundamente os familiares da vítima. Por isso a segunda atividade desenvolvida foi a palestra Amor Exigente, proferida pela a gerente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), Débora Blanco Canavarros.
“A idéia é que a pessoa que é dependente de substâncias químicas, por seu comportamento instável, afeta profundamente sua família e seus amigos mais próximos que acabam vindo a precisar de cuidados médicos e proteção de sua personalidade. O Grupo Amor Exigente atua nessa direção”, explicou a palestrante.