domingo, 22/12/2024
InícioPolíticaGoverno entrega máquina para perfurar centenas de poços em Mato Grosso

Governo entrega máquina para perfurar centenas de poços em Mato Grosso

Perfuratriz foi adquirida com emendas do senador Wellington Fagundes e contrapartida do Governo do Estado

O Governo de Mato Grosso entregou, na manhã de ontem terça-feira (01.02), uma nova máquina para perfurar centenas de poços no estado.

A perfuratriz com caminhão de apoio foi adquirida com recursos de emenda do senador Wellington Fagundes (R$ 2,6 milhões) e com contrapartida do Executivo (R$ 400 mil), por meio do Programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa.

“Temos uma demanda no estado de quase 800 poços já catalogados. E com essa máquina atendendo com mais celeridade, rapidez e custo menor, poderemos adquirir outras, senão iríamos demorar muito tempo para atender essa demanda”, relatou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o senador Wellington Fagundes, a emenda foi destinada visando ajudar o Estado a acelerar a resolução da demanda por água em determinadas regiões.

“O custo maior é o da máquina, que foi adquirida agora. E para ter produção e desenvolvimento, é preciso ter água de qualidade”, pontuou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explicou que a máquina terá capacidade para perfurar poços em diferentes comunidades, por meio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).

“Esse é um trabalho fundamental, principalmente para os pequenos assentamentos, pequenos produtores, reservas indígenas, e para muitos municípios que precisam. Esse trabalho vai avançar, porque a demanda é gigantesca. Aonde houver necessidade, a Metamat vai estar lá auxiliando”, afirmou.

Segundo o presidente da Metamat, Juliano Jorge, milhares de famílias estão sendo beneficiadas pela perfuração dos poços e, com a nova máquina, o trabalho poderá avançar.

“Essa máquina é esperada há muito tempo. Já fizemos 58 poços com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de um termo de cooperação, e estamos fazendo mais 75 poços de forma privada, oito deles em aldeias indígenas. Já atendemos em torno de 19 mil famílias em todo o Estado. Temos demanda da grande maioria dos 141 municípios. Queremos chegar com mais de 200 poços furados esse ano, atendendo mais de 200 mil famílias. Água é questão de saúde pública”, finalizou.

Também estiveram no evento: o general Ubiratan Poty, diretor do Departamento de Programa Calha Norte, do Governo Federal; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputado estaduais Wilson Santos e Valmir Moretto; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra; o presidente da MT Par, Wener Santos; e o ex-deputado federal Fabio Garcia.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes