domingo, 22/12/2024
InícioPolíciaGoverno do Estado reforça o efetivo da Polícia Civil no interior

Governo do Estado reforça o efetivo da Polícia Civil no interior

O governador em exercício Silval Barbosa deu posse a mais 313 policiais que se incorporam ao efetivo da Polícia Judiciária Civil do Estado. São 48 delegados, 133 escrivães e 130 investigadores que depois de um treinamento de quatro meses na Academia de Polícia Civil atuarão em todas as regiões do Estado. Com a incorporação de mais esse efetivo, de acordo com Silval Barbosa, Mato Grosso tem um grande fortalecimento na área da Segurança Pública.

“Há uma demanda muito grande, principalmente no interior do Estado. Sabemos que este número ainda não é suficiente e que precisamos de mais reforço, no entanto já é um grande avanço no atendimento das demandas da sociedade”, ressaltou Silval.

O secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Carlos Brito de Lima, lembrou que mais importante do que o aumento do efetivo, é o fato de o Governo Blairo Maggi ter implementado um novo jeito de fazer policiamento, uma nova forma de servir ao cidadão. “Nós temos uma boa Polícia Civil em Mato Grosso. Temos estatísticas que apontam para uma porcentagem de resolução de inquéritos de até 90%, quando a média nacional de resolutibilidade é de 25%. Temos conseguido resultados bem melhores e vocês estão chegando agora para somar e ajudar a construir uma polícia muito melhor em pouco tempo”, disse Brito aos novos policiais.

O secretário enfatizou também a preocupação do Governo do Estado em investir em Segurança Pública, lembrado que há mais de 10 anos não havia concurso público na Polícia Judiciária Civil. Os novos delegados, escrivães e investigadores foram nomeados no último dia 22 de fevereiro e, de acordo com diretor-geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa, os policiais empossados atenderão aos municípios mais atingidos pela violência e desprovidos do efetivo necessário.

“A celebração da posse dos novos policiais materializa a realização dos anseios sociais, porque a organização policial de apenas 22 anos de idade pertence à comunidade e deve ser voltada para o fortalecimento da cidadania”, enfatizou José Lindomar.

Na ocasião, o secretário Carlos Brito fez um pedido público de incorporação de mais 23 investigadores ao efetivo, por ordem de classficiação no concurso, pedido que foi considerado pelo secretário de Administração, Geraldo De Vitto Júnior, e autorizado pelo governador Silval Barbosa. Com isso, o número de investigadores será ampliado para 153.

Para o empossado no cargo de delegado, Thiago Galindo Placheski, que obteve a terceira colocação na classificação geral do concurso, a expectativa na nova função é das melhores. “Estou ansioso para começar a trabalhar e quero utilizar os conhecimentos para melhorar a Polícia e tentar moralizar essa atividade elevando o nome da Polícia, principalmente neste período em que vivemos onde a ética é pouco vista”, afirmou o delegado. Para ele, que mora atualmente em Presidente Prudente (SP), cuja família reside em Cuiabá, o concurso foi muito positivo, pois ele volta para Cuiabá, onde ficará perto da família. Outro fator que Thiago destacou foi a qulidade do concurso.

“Todos os candidatos têm cursos superior, tanto para delegados quanto para escrivães e investigadores e isso dá mais qualidade à atividade. Não me lermbro de outro Estado que exige curso superior para escrivão e investigador”, disse ele.

Participaram ainda da cerimônia os secretários Orestes Oliveira (Casa Militar), Geraldo De Vitto Júnior (Administração) e o promotor de Justiça de Mato Grosso, Paulo Prado, entre outras autoridades.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes