Acompanhar, monitorar, qualificar e dar suporte técnico aos projetos sociais do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Esta é a missão da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) para que as famílias dos municípios de Mato Grosso sejam contempladas com Programas do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Para garantir o acesso da população da Capital do Estado a estes programas, a Setecs tem realizado monitoramentos frequentes em Cuiabá, a fim de verificar se todos os procedimentos estão sendo realizados corretamente. Além disso, o Estado promove ações de qualificação dos técnicos da assistência social do município e contribuído para criação e ampliação das unidades públicas de Assistência Social.
Dados revelam que existem mais de 20,5 mil famílias que recebem os incentivos do Bolsa Família, um dos carros chefes do MDS, na Capital do Estado. O Programa foi criado para atender famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A cuiabana Vania Ferreira da Silva, por exemplo, é mãe de seis filhos e recebe pouco mais de um salário mínimo por mês. “A ajuda que recebo do Bolsa Família é algo muito bom em minha vida, porque sei que posso contar com aquele valor todo mês. Para ter acesso ao programa, sempre realizo o recadastramento dos dados e assim, recebo o dinheiro, que faz uma grande diferença na minha vida e na vida dos meus filhos”, afirmou.
Já para Patrícia Pereira da Silva, também moradora de Cuiabá, a ajuda do Governo Federal faz a complementação alimentar de sua família. “É com esse dinheiro que compro leite, iogurte e fruta para os meus filhos no fim do mês, uma forma de propiciar um pouco de conforto para minha família”, ressaltou.
Em Mato Grosso, todos os 141 municípios possuem famílias que recebem os benefícios do programa Bolsa Família, resultado do esforço da Setecs em qualificar e treinar os gestores municipais que atendem os cidadãos de baixa renda de cada cidade que compõe o Estado.
Só para Cuiabá, foi realizado no dia 17 de março um treinamento específico para qualificar os técnicos municipais de Assistência Social. A capacitação foi realizada dentro da própria secretaria.
Já no PETI, um dos programas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Cuiabá possui mais de 3.820 mil famílias inseridas. “O Governo do Estado está empenhado na erradicação do trabalho infantil, por isso, investe em ações de combate ao problema na Grande Cuiabá”, destacou o secretário adjunto de Assistência Social da Setecs-MT, José Rodrigues Rocha Júnior.
O Estado também é um dos principais protagonistas na criação e ampliação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em Cuiabá. O município conta atualmente com 12 unidades de Cras, duas de Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e uma unidade de Centro de Referência Especializado de Atendimento da População em Situação de Rua (Creas-Pop).
“Exatamente por sabermos que o Bolsa Família, o PETI e tantos outros programas são fundamentais para aqueles que precisam, é que estamos empenhados em fazer nosso trabalho e acompanharmos todo o processo de distribuição dos recursos em Cuiabá e nos demais municípios de Mato Grosso. Pesquisas apontam que houve uma redução da pobreza extrema no país, principalmente em Mato Grosso, onde os programas sociais tiveram uma contribuição fundamental”, complementou o secretário-adjunto.
PANELA CHEIA
E para atender a população que está incluída no Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) e que ainda não recebe o auxílio do Bolsa Família, o Governo do Estado deve implementar nos próximos meses o Programa Panela Cheia.
Em Cuiabá, por exemplo, existem 39.634 famílias que estão cadastradas no CadÚnico e 20.578 que recebem o Bolsa Família. As 19.056 famílias que estão na lista de espera do Governo Federal configuram o público alvo do Panela Cheia.
O programa será coordenado pela Setecs e atende os mesmos critérios do Bolsa Família, ou seja, é voltado para famílias com renda mensal de até R$ 140 por pessoa.