O Hospital São Luiz de Cáceres terá seus repasses financeiros regularizados, a partir da próxima quinta-feira (19). A garantia foi dada na reunião realizada nesta sábado (14), entre o deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT), com o secretário de Estado de Saúde (SES), Eduardo Bermudez, o diretor Executivo do hospital, Onair Nogueira e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso. A reunião de hoje foi continuidade do encontro realizado nesta sexta-feira (13), entre os 22 prefeitos da região, com o governador Pedro Taques (PSDB).
Dr. Leonardo comemorou o posicionamento favorável da SES, em solucionar de imediato os problemas que o hospital vinha enfrentando por falta de pagamento aos profissionais e fornecedores. Segundo o parlamentar, uma força tarefa está sendo montada para que seja feito também, de forma célere, os pagamentos referentes aos meses de setembro e outubro, bem como, à renovação do convênio que venceu em agosto.
“Falamos hoje especificamente do São Luiz que atende toda a nossa região e o secretário nos garantiu que até a próxima quinta, os pagamentos referentes aos meses de fevereiro e março serão devidamente quitados. Fazendo esses pagamentos, o hospital terá condições de retomar suas atividades e atender a população. A SES já está trabalhando a questão jurídica para fazer a renovação do contrato com o hospital”, ressaltou.
O diretor Executivo do Hospital São Luiz, Onair Nogueira classificou como proveitosa a reunião. “Saímos daqui muito satisfeitos por saber que temos um secretário que entende as necessidades. Isso fortalece muito os hospitais e a região”, disse.
Na reunião, também foi discutido sobre a região de Pontes de Lacerda. Foi entregue em mãos ao secretário, o planejamento para a regional do Vale do Guaporé, que será feito por meio de Consórcio Intermunicipal, entre os municípios daquela região. A SES ficou de analisar e até quarta-feira (18) dará o seu posicionamento para fazer a pactuação desse novo convênio, de acordo com a capacidade de resolutividade e capacidade de atendimento do hospital e da regional. A partir de janeiro, os Consórcios deverão assumir toda a condução e a fiscalização dos serviços de saúde.
A vice regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), Rosangela da Silva Ferreira que foi representando os 22 municípios, classificou como produtiva a reuniu e agradeceu o apoio que o deputado Dr. Leonardo tem dado a causa. “Quitando as dívidas do São Luiz já nos alivia muito. Vou embora satisfeita com o que discutimos aqui hoje e fico muito feliz em ver que o secretario é realmente comprometido com saúde pública. Agradecemos também ao deputado Dr. Leonardo que está sempre dialogando e lutando conosco por esta causa tão nobre que é a saúde pública”, comemorou.
O secretário Eduardo Bermudez destacou que o governo está aberto para diálogos, pois escutando as lideranças que vivem o dia a dia dos problemas da região, que o Estado conseguirá alcançar o seu objetivo de melhorar a saúde. “Sabemos das necessidades e estamos fazendo tudo dentro do possível, e claro, dentro da legalidade para sanar as dívidas e dar condições aos hospitais regionais de cumprir o seu papel que é de atender a população”, salientou.