O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setran), fez no Palácio Paiaguás, a assinatura de autorização de início de concessão da MT-130, do trecho de 122 quilômetros de extensão que liga Rondonópolis ao entroncamento da BR-070, em Primavera do Leste. O Consórcio Primavera, composto pelas empresas Construtora Locatelli e Armazéns Gerais e Silos Itaquerê (Argesil), foi o vencedor da licitação. O resultado foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (17.05), que circulou nesta quarta-feira (18.05).
Após essa assinatura, o Consórcio terá 60 dias para formar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), o que tornará o Consórcio em empresa específica no ramo de pedágio de rodovias, e assinar o contrato de concessão elaborado pelo setor jurídico da Secretaria. Depois de assinado o contrato, a empresa terá seis meses para executar o processo de restauração da rodovia. Entre os serviços preliminares estão a melhoria do pavimento, da sinalização (vertical e horizontal) e limpeza de bueiros.
Passado o período de seis meses, a empresa dará início a cobrança de pedágio, cujo valor inicial será de R$ 3,98. E na sequência, a empresa deverá apresentar um projeto executivo que constará a execução de outros serviços, como implantação de terceira faixa, do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), do Centro de Controle Operacionais (CCO) e acostamento. Esses trabalhos deverão ser executados nos três anos seguintes, após a aceitação do projeto pela Secretaria.
O período total de concessão é de 28 anos em que está previsto um investimento de aproximadamente R$ 120 milhões.
A assinatura contará com a presença do governador Silval Barbosa, do secretário de Transportes e Pavimentação Urbana (Setran), Arnaldo Alves.