Embora dependa da aprovação da FIFA, a quem cabe a decisão sobre a participação ou não de Cuiabá no seleto grupo das capitais brasileiras a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, o Governo do Estado, ao lado de parceiros, já estuda novas propostas para o trânsito de Cuiabá e Várzea Grande, caso a resposta seja positiva.
Entre as obras previstas, num total de cinco, uma está acima de qualquer resposta. Já em execução, a Avenida das Torres, com 12,5 km de extensão no sentido Sul-Norte de Cuiabá interligará 14 bairros, entre Pedra 90 e Bela Vista, nos fundos do shopping Pantanal.
“Será uma via coletora – como um rio recebendo as águas de seus afluentes – desafogando, no horário de pico, o trânsito tanto da Fernando Correa quanto da Estrada do Moinho”, explica Jean Martins Nunes, adjunto de Obras Públicas da Secretaria de Infra-estrutura de Mato Grosso, deixando claro que a obra é administrada pela Prefeitura de Cuiabá, contando, através de convênios, com a participação do Governo de Mato Grosso.
“A Avenida das Torres não levará o turista diretamente ao Verdão, mas lhe permitirá visitar o que a cidade oferece – restaurantes, bares, shoppings, cinemas, teatros, museus” (e até as praias fluviais, já que a Copa do Mundo de Futebol é normalmente disputada entre junho e julho), diz Martins, lembrando que o turista não se restringe a assistir aos jogos. “Ele quer conhecer”, resume.
Já entre as que dependem da resposta da FIFA, estão outras quatro obras: as avenidas 8 de Abril, Miguel Sutil, Dr. Paraná e a “Projetada”, cujo estudo, de acordo com Jean Martins, é o mais audacioso, por ser um acesso rápido entre aeroporto e o Verdão, exigindo uma nova ponte sobre o rio Cuiabá.
Esta nova ponte será o elo entre as avenidas Miguel Sutil, na rotatória do Corpo de Bombeiro, em Cuiabá, e da FEB, em Várzea Grande.
”Os estudos podem sugerir um viaduto ou rebaixamento de pista para reduzir os cruzamentos e aumentar a fluidez do trânsito. Para isso, é preciso levantar (e projetar) a frota e esquemas de segurança principalmente para os dias de jogos da Copa. São questões importantes, com resultados diretos no melhor aproveitamento dos recursos e em maiores benefícios para o cidadão”, diz o secretário adjunto.
8 de abril/Miguel Sutil/ Dr. Paraná – Com poucas alternativas para ampliação, as avenidas 8 de Abril e Miguel Sutil terão obras específicas. Enquanto a 8 de abril receberá o mesmo tratamento dado à Prainha (Avenida Tenente Coronel Duarte) há 3 décadas – a canalização do córrego, cobrindo um esgoto a céu aberto -; a Miguel Sutil (Perimetral) poderá ter uma nova faixa em cada direção. Ambas as avenidas são consideradas estratégicas no rápido escoamento do Verdão.
No lado de Várzea Grande, a Avenida Dr.Paraná, prolongada, interligaria a 31 de Março à Ponte Sérgio Motta, funcionando como coletora de vários bairros várzea-grandenses. Apesar de também não estar diretamente ligada ao Verdão, melhorará o acesso ao Coxipó – tanto pela Beira-Rio quanto pela Tancredo Neves, que mesmo não estando contemplada nos estudos, pode ser beneficiada com a canalização do córrego Barbados.
“São estudos que ainda dependem da resposta da FIFA, que será dada em dezembro deste ano. Caso sejam necessários, serão feitos da melhor forma possível em conjunto com as equipes das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Os recursos para isso virão de quatro fontes – iniciativa privada, governos federal, estadual e municipal”, lembra Jean Nunes.
FROTA AUMENTA QUASE 40% EM TRÊS ANOS
Alheia à resposta da FIFA, a frota dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande cresceu quase 40% nos últimos quatro anos. Em 2003, 177.961 veículos circulavam pelas ruas e avenidas cuiabanas e várzea-grandenses.
Já em agosto de 2007, este número, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), saltou para 248.125. Isto é, novos 70.164 veículos passaram a circular em ambas as cidades, a grande maioria na zona urbana.
“É bom deixar claro que os números não estão fechados. Mas, estamos trabalhando com um aumento estimado em 50% até 2014, não só da frota de Cuiabá e Várzea Grande como do Estado, incluindo mais 10% da frota estadual que se deslocaria para Cuiabá durante os jogos da Copa”, diz Jean Martins Nunes.
Pelo raciocínio do secretário adjunto da Sinfra, o trânsito tanto em Cuiabá quanto em Várzea Grande terá que abrigar cerca de 500 mil veículos durante a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Estes números representam menos de 10% dos atuais 5 milhões e 270 veículos da cidade de São Paulo, em cuja região metropolitana residem cerca de 20 milhões de habitantes, enquanto em Cuiabá e Várzea Grande, em 2007, os números do IBGE estão em torno de 800 mil habitantes.
Um dado interessante registrado nas estatísticas do Denatran se refere à relação motocicletas/motonetas(*) x automóveis/caminhonetes/camionetas (**).
Se em 2003, a relação era de uma moto para quase cinco carros (21%), em 2007 essa relação ficou em uma moto para pouco mais de 3 carros (31,5%).
(*) Motonetas – motocicletas até 100 cc
(**) Camionetas – besta, perua ou van usadas seja no transporte de passageiros ou de cargas.
Frota Cuiabá e Várzea Grande Agosto de 2007
Cuiabá V. Grande
Automóveis 103.833 29.175
Caminhonetes 14.993 4.293
Camionetas 9.281 2.905
Motocicletas 34.371 15.141
Motonetas 5.869 3.770
Caminhões 6.177 3.428
Ônibus 1.550 376
Microônibus 600 191
Outros (*) 8.565 3.607
Total 185.239 62.886
Fonte:Denatran
Frota em 2003
Automóveis 82.569 20.181
Caminhonetes 6.540 3.813
Camionetas 12.984 2.783
Motocicletas 18.942 8.006
Motonetas 2.599 1.898
Caminhões 5.151 2.783
Ônibus 1.320 270
Microônibus 577 149
Outros (*) 6.035 1.361
Total 136.717 41.244
Fonte: Denatran
Jairo Pitolé