A construção de seis novos Centros de Detenção Provisória (CDP), em Mato Grosso, ainda neste ano, foi anunciada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). As obras, de acordo com o secretário da pasta, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, já foram aprovadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A previsão é que algumas unidades sejam entregues até dezembro deste ano. "Até o final de dezembro ou começo de janeiro de 2015 essas obras estarão finalizadas”, afirmou.
Com a construção dessas novas unidades, mais de 2 mil vagas devem ser abertas no sistema prisional. Os centros serão construídos nas cidades de Juína, com capacidade para 152 detentos; Peixoto de Azevedo, com 256 vagas; Várzea Grande, anexo A: com 336 vagas; Várzea Grande, anexo B, 672 vagas; Porto Alegre do Norte, 336 vagas; e Sapezal, 336 vagas.
Mato Grosso dispõe de 6.100 vagas no sistema penitenciário e possui uma população carcerária de 9.880 presos. Além dessas seis unidades já aprovadas pelo Depen, outras seis estão em fase de aprovação, conforme o secretário.
Caso sejam aprovadas, essas unidades deverão ser construídas nos municípios de Cáceres, Alta Floresta, Sorriso, Barra do Garças, Campo Verde e São José dos Quatro Marcos, abrindo mais 1.800 vagas. "Nossa meta é audaciosa, queremos chegar ao déficit zero”, disse o secretário adjunto de Justiça, Nestor Fidélis.
Além dessa remessa de novas un idades aprovadas e em fase de aprovação, o planejamento da Sejudh é reformar todo o sistema penitenciário do estado neste ano.
G1=MT