Lançado pelo ICMBio o novo edital de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães prevê investimentos de apenas 57 milhões, Governo diz que desconhece
Por Jota Passarinho – Altnotícias
O Governo de MT afirma que desconhece o novo edital lançado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para concessão de operação e manutenção do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.
De acordo com a publicação, o valor do contrato é de 57.939.568,25 milhões de reais para investimentos, mais que o dobro do anterior que é de pouco mais de 18 milhões e 500 mil reais, enquanto que o Governo do Estado pretende investir 200 milhões de reais.
Em entrevista ao Altnotícias, o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, afirmou que o Governo vai continuar trabalhando para evitar que o Parque seja repassado para a iniciativa privada, e com isso, impedir que o turismo na região seja prejudicado. De acordo com Fábio, o Governo tem, desde a primeira licitação buscado impedir que essa privatização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães aconteça. “É a terceira vez que eles tentam e será a teceria vez que o Governo vai buscar o Poder Judiciário pra fazer prevalecer o interesse público, até porque, esse edital, essa privatização prevê um investimento de somente 18 milhões de reais em 30 anos, e pior, prevê uma cobrança de até 100 reais para cada cidadão que queira entrar no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, é um verdadeiro absurdo”, declarou o secretário.
Segundo Garcia, a proposta da atual Gestão Estadual é fazer um investimento de 200 milhões de reais em quatro anos, e garantir entrada gratuita no Parque, “portanto, o que a gente espera, e que a gente possa impedir essa privatização, e que o Governo do Estado tenha a delegação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, ainda que temporária, para fazer os investimentos e estruturar os destinos turísticos da Chapada e poder oferecer um Parque com investimento e estruturado, e de forma gratuita para os cidadãos mato-grossenses e brasileiros”, finalizou Garcia.
Já o governador Mauro Mendes enfatizou que pretende fazer investimentos para melhorar toda a estrutura e a qualidade de acesso ao Parque, e não permitir que o cidadão mato-grossense tenha que pagar 100 reais, “o ‘cara’ que mora em Sto Antônio do Leverger, em Acorizal, em Livramento, em Campo Verde, em Primavera do Leste; tirando Cuiabá, Várzea Grande e Chapada que vai ter 75% de desconto, o restante do Mato Grosso ‘inteiro’ vai ter que pagar 100 reais para entrar no Parque de Chapada, não é justo isso né”!? disse o governador.