domingo, 22/12/2024
InícioGeralGoverno de MT diz que desconhece novo edital de concessão do Parque...

Governo de MT diz que desconhece novo edital de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Lançado pelo ICMBio o novo edital de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães prevê investimentos de apenas 57 milhões, Governo diz que desconhece

Por Jota Passarinho – Altnotícias

O Governo de MT afirma que desconhece o novo edital lançado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para concessão de operação e manutenção do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

De acordo com a publicação, o valor do contrato é de 57.939.568,25 milhões de reais para investimentos, mais que o dobro do anterior que é de pouco mais de 18 milhões e 500 mil reais, enquanto que o Governo do Estado pretende investir 200 milhões de reais.

Em entrevista ao Altnotícias, o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, afirmou que o Governo vai continuar trabalhando para evitar que o Parque seja repassado para a iniciativa privada, e com isso, impedir  que o turismo na região seja prejudicado. De acordo com Fábio, o Governo tem, desde a primeira licitação buscado impedir que essa privatização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães aconteça. “É a terceira vez que eles tentam e será a teceria vez que o Governo vai buscar o Poder Judiciário pra fazer prevalecer o interesse público, até porque, esse edital, essa privatização prevê um investimento de somente 18 milhões de reais em 30 anos, e pior, prevê uma cobrança de até 100 reais para cada cidadão que queira entrar no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, é um verdadeiro absurdo”, declarou o secretário.  

Segundo Garcia, a proposta da atual Gestão Estadual é fazer um investimento de 200 milhões de reais em quatro anos, e garantir entrada gratuita no Parque, “portanto, o que a gente espera, e que a gente possa impedir essa privatização, e que o Governo do Estado tenha a delegação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, ainda que temporária, para fazer os investimentos e estruturar os destinos turísticos da Chapada e poder oferecer um Parque com investimento e estruturado, e de forma gratuita para os cidadãos mato-grossenses e brasileiros”, finalizou Garcia.  

Já o governador Mauro Mendes enfatizou que pretende fazer investimentos para melhorar toda a estrutura e a qualidade de acesso ao Parque, e não permitir que o cidadão mato-grossense tenha que pagar 100 reais, “o ‘cara’ que mora em Sto Antônio do Leverger, em Acorizal, em Livramento, em Campo Verde, em Primavera do Leste; tirando Cuiabá, Várzea Grande e Chapada que vai ter 75% de desconto, o restante do Mato Grosso ‘inteiro’ vai ter que pagar 100 reais para entrar no Parque de Chapada, não é justo isso né”!? disse o governador.   

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes