quinta-feira, 21/11/2024
InícioPolíticaGoverno capacita auditores do Estado para atuar na fiscalização de licitações

Governo capacita auditores do Estado para atuar na fiscalização de licitações

Capacitar os novos auditores do Estado para monitorar e fiscalizar a realização dos procedimentos de compra de bens e contratação de serviços realizados pelos órgãos estaduais, garantindo a correta aplicação dos recursos públicos e evitando a ocorrência de vícios nos processos licitatórios. Com esta finalidade, os auditores do Estado concluíram nesta quinta-feira mais uma etapa do Programa de Capacitação. O Curso aconteceu ao longo de toda a semana no auditório do Parque Massairo Okamura, em Cuiabá.

Para que o Estado cumpra seu papel de promoção da paz social, aplicando os recursos na satisfação das necessidades coletivas e melhora das condições de vida e de bem estar da população é necessário que ele adquira bens e contrate serviços que garantam sua existência e funcionamento, de acordo com os princípios constitucionais da administração pública. Neste sentido, esclarece o secretário-auditor Geral do Estado, José Alves Pereira Filho, “a realização de processos licitatórios necessariamente devem garantir o prevalecimento do interesse coletivo sobre o particular, afastando qualquer possibilidade de vício ou desvio de finalidade em sua execução. A existência de um corpo de auditores atuante e plenamente capacitado dará à sociedade a confiança e segurança necessária quanto à legalidade destes processos”.

O superintendente de Auditoria e Controle Interno, Emerson Hideki, informou que o Estado gasta cerca de 4,5 bilhões de reais por ano com a aquisição de bens e a terceirização de serviços. Neste aspecto, afirma, “é de fundamental importância que os auditores, principalmente aqueles que estão entrando na carreira, estejam plenamente capacitados sobre as nuances inerentes a este processo”. Além disso, acrescentou, “o aprimoramento do corpo técnico possibilita a administração melhorar a qualidade das compras e contratações realizadas por ela”.

Determinações de Governo

O curso atende também a uma determinação do próprio Governo do Estado que tem, de forma reiterada, determinado a dispensa de uma maior atenção sobre os processos de compras governamentais. Neste sentido, segundo o secretário José Alves, a Auditoria Geral do Estado (AGE) tem submetido as maiores contratações da administração estadual a uma criteriosa apreciação, realizando uma prévia análise dos editais de licitação e sugerindo correções e adequações sempre que elas se fazem necessárias.

O curso

O curso, ministrado pela professora Valéria Cardoso, apresentou, além das regras e legislações inerentes ao setor, questões práticas, vivenciadas no dia-a-dia por quem trabalha com licitações. “Todos os exemplos e detalhes dados foram experimentados na prática pela palestrante e, apesar de ainda não termos atuado diretamente sobre o processo, temos agora uma noção daquilo que realmente pode acontecer”, afirmou o auditor recém-empossado Anderlei Barbosa.

Valéria afirma que independente do órgão e do ente federativo, a maioria dos problemas verificados nos processos de compras governamentais são semelhantes e, por isso, o prévio conhecimento dos mais recorrentes dá a administração a possibilidade de se prevenir a eles, tornando os processos mais céleres e menos onerosos.

Com duração de 32 horas-aulas, o curso correspondeu à quarta etapa do último módulo do Programa de Capacitação dos Auditores do Estado, realizado em decorrência da posse dos novos servidores. Conforme o cronograma, esta fase do programa, que discorre sobre cada subsistema de controle interno, campo de atuação do Auditor Estadual, está previsto ainda a realização de mais seis etapas (Auditoria Governamental, Contabilidade na visão do STN, Auditoria em Obras, Orçamento e LRF, Convênios e Consórcios e Liderança e Gestão de Negócios).

Além dos servidores da AGE recém-empossados, participaram também do curso os auditores antigos da casa, além de servidores das Secretarias de Administração (SAD), Meio Ambiente (Sema), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Saúde (SES) e do Núcleo Executivo Governadoria.

F> Secom

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes