quinta-feira, 21/11/2024
InícioBrasilGoverno bloqueará 330 mil benefícios do Bolsa Família dia 18

Governo bloqueará 330 mil benefícios do Bolsa Família dia 18

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai bloquear 330.682 benefícios do Bolsa Família na próxima folha de pagamento, a partir de 18 de maio. A medida foi tomada depois que a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS comparou a renda declarada no Cadastro Único de Programas Sociais com a renda informada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos anos de 2004 e 2005, para verificar inconsistências entre as informações das duas bases. Os bloqueios correspondem a pouco menos de 3% do total de 11,1 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.

O Ministério bloqueou os benefícios de famílias com maiores indícios de estarem fora do perfil do programa. No entanto, se elas se enquadrarem no critério do Bolsa Família, devem procurar o gestor do Programa no Município e solicitar a atualização de sua renda no Cadastro Único. Assim, o benefício será desbloqueado. Se a família realmente tem renda superior àquela prevista nas regras do Bolsa Família (R$ 120), o benefício será cancelado. Se porventura a renda informada no cadastro não for revisada no prazo de 90 dias, estes benefícios serão cancelados.

Outras 198.634 famílias deverão ter sua renda familiar averiguada nos próximos meses. Estas famílias, que apresentam indícios de renda acima daquela exigida pelo Programa – mas não suficientemente fortes para justificar o bloqueio de benefícios – necessitam que seu cadastro seja verificado e atualizado pelos gestores municipais. Nos casos dos benefícios em averiguação, as informações cadastrais devem ser alteradas no prazo de 90 dias. Após esse período, os benefícios que não tiverem as informações corrigidas serão bloqueados e se ainda assim não houver alteração na renda informada no Cadastro Único, serão posteriormente cancelados.

A cautela do Ministério ao não cancelar o benefício daqueles que na Rais têm renda superior àquela exigida para o Bolsa Família e, como primeira iniciativa, bloquear os benefícios e aguardar correções no cadastro, se deve à possibilidade de alteração de renda das famílias no período de 2004 a 2006. A parcela da população atendida pelo Bolsa Família tem renda e vínculos empregatícios muito instáveis e são mais suscetíveis a mudanças no mercado de trabalho. Além disto, as informações da Rais consideradas são de 2004 e 2005, uma vez que não estão ainda disponíveis as informações referentes ao ano de 2006. Ou seja, é possível que a situação identificada na Rais de 2005 não seja a situação atual das famílias.

No cruzamento de dados, a Secretaria utilizou a base dos cadastros processados até 30 de novembro de 2006 e dos benefícios correspondentes à folha de pagamento do Bolsa Família de janeiro de 2007 e comparou com a renda dos trabalhadores informada pelas empresas empregadoras nos anos de 2004 e 2005. A Rais traz informações sobre o mercado de trabalho formal brasileiro.

Desde o início do Bolsa Família, cerca de 1,5 milhão de benefícios foram bloqueados ou cancelados. Isto aconteceu por mudanças legítimas no perfil das famílias, identificadas por meio da atualização cadastral, por demanda das próprias famílias beneficiárias e, ainda, como resultado dos trabalhos de auditoria e controle implementados ao longo dos últimos anos.

Estas medidas ajudaram a destinar o benefício àquelas famílias que realmente precisam e se enquadram no critério de até R$ 120,00 mensais per capita e, também, contribuem para assegurar a importante participação do Programa na redução da pobreza e da desigualdade observadas em nosso país. Ao mesmo tempo, diferentes iniciativas têm sido implementadas para buscar de forma ativa as famílias mais excluídas, para que as mesmas tenham acesso ao Programa.

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes