Ministério da Gestão havia informado que provas seriam mantidas mesmo no Estado, mas mudou de ideia para não prejudicar nenhum candidato; nova data deve ser informada no prazo de suas semanas
Da redação
O Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de “Enem dos Concursos”, teve suas provas adiadas pelo governo federal em todo o país, previstas para este domingo (5). A decisão foi motivada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que causaram alagamentos, destruição de moradias e, até o momento, resultaram em 37 óbitos. Inicialmente, o Ministério da Gestão havia informado que as provas seriam mantidas mesmo no Rio Grande do Sul.
Contudo, diante da situação emergencial no estado, o governo realizou discussões internas para encontrar uma solução que não prejudicasse os candidatos. Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, 86 mil pessoas se inscreveram em dez cidades gaúchas — são cerca de 2,5 milhões de inscritos em todo o país. O objetivo principal é garantir que nenhum candidato seja prejudicado devido às condições adversas, como impossibilidade de deslocamento devido a bloqueios de acesso ou situações de emergência nas cidades. A nova data ainda não foi definida.