Durante solenidade de assinatura de convênio no Palácio Paiaguás – entre o Governo do Estado, Banco do Brasil, Prefeituras e Sicredi – o governador em exercício Sérgio Ricardo (PR), reivindicou programas de crédito e incentivo à piscicultura em Mato Grosso.
“Temos todas as condições naturais como topografia, água em abundância, luminosidade e temperatura ideal para o cultivo de peixes em tanque. Solicitamos às instituições financeiras que executem um projeto de investimento dessa atividade que será a redenção da economia mato-grossense”, declarou Sérgio Ricardo durante a cerimônia que contou ainda com a presença dos deputados federais Carlos Bezerra (PMDB), Valtenir Pereira (PSB) e Carlos Abicalil (PT); bem como, do presidente da Assembléia Legislativa em exercício, José Riva (PP).
O vice-presidente do Banco do Brasil, Milton Luciano, garantiu que a Instituição estará formando um grupo de trabalho que se reunirá ainda este ano para estudar quais formas serão feitos e aplicados os recursos do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste). “A colocação do governador é pertinente tendo em vista as possibilidades de desenvolvimento da atividade no Estado. Em reunião reservada com o Chefe de Estado em exercício, Sérgio Ricardo, garantimos que até início de janeiro teremos uma equipe técnica pronta para fundamentar os recursos e como serão aplicados na piscicultura em Mato Grosso”, disse Milton Luciano.
CONVÊNIO – O sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), passa a partir de 2008 a operacionalizar o FCO através de convênio firmado com o Banco do Brasil.
Os recursos serão destinados aos micro e pequenos produtores rurais e, esse “direito”, era pleiteado junto ao Banco do Brasil desde 2003. Para o presidente da Central SICREDI MT, João Carlos Spenthof, o apoio do governador fundamental para a realização de um “sonho” da Cooperativa. “A conquista não é nossa e sim de toda sociedade. Isso demonstra que conquistamos credibilidade e comprovamos a capacidade do Sistema em atender os requisitos para operacionalizarmos recursos do FCO”, expôs.
Dentro desse novo sistema de democratização do crédito, a União (através da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste e Ministério de Integração Nacional), o Governo do Estado, Prefeituras e o sistema de Cooperativismo, os pequenos e micro – empresários terão incentivos e linhas de crédito especiais para arranjos produtivos nas mais diferentes áreas. As prefeituras de Rondolândia, São Pedro da Cipa, Cáceres; Pontes e Lacerda, Paranatinga e Conquista D´Oeste assinaram convênio com a União na manhã de hoje, no Palácio Paiaguás com o governador Sérgio Ricardo.