Além de participar da 50ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito Wilson Santos fez uma visita, juntamente com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, ao governador de São Paulo, José Serra para discutir a conjuntura nacional.
“A conversa foi muito boa”, destacou Santos. A convite dele, Serra se dispôs a vir para Cuiabá no final deste mês. Também deve comparecer o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.
O encontro dos prefeitos de todo país teve duração de dois dias. O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, enfatizou a necessidade do barateamento da tarifa do transporte coletivo, a partir dos esforços dos três entes federativos (União, Estado e Municípios). Outros assuntos também foram discutidos, como a implantação do Super Simples, a partir do dia 1º de julho, os precatórios e venda da dívida ativa. “O encontro foi muito produtivo”, destacou o prefeito de Cuiabá.
Wilson Santos, que é vice-presidente da Frente para Relações com o Legislativo, explicou que a desoneração da tarifa é preocupação permanente dos prefeitos. Só a redução do preço do óleo diesel já causaria um bom impacto na redução da tarifa. Os prefeitos também propõem a aplicação de 75% dos recursos da CIDE para o Fundo Nacional de Infra-Estrutura de Transporte, dos quais, 25% para o transporte público urbano. “Baratear a tarifa significa inclusão social, transporte mais barato e de qualidade”.
A 51ª reunião da FNP foi agendada para os dias 23 e 24 de novembro, em Cuiabá.