O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, viaja neste domingo (10) para os Estados Unidospara buscar recursos para o Estado e discutir a repactuação da dívida pública. Esta é a primeira viagem internacional como governador. A agenda inclui visitas em Washington e Nova York. Taques irá ao Bank of America para discutir a repactuação da dívida do governo de Mato Grosso feita com a instituição financeira em 2012. Segundo o governo, a primeira parcela do empréstimo foi paga em março deste ano, porém, com a alta do dólar, o valor ficou acima de R$ 100 milhões, o que pesou aos cofres do Estado.
Dentre os locais que devem ser visitados está o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, onde apresentará o programa Pró-Pantanal, que foi lançado no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, na última segunda-feira (4). Além disso, pretende buscar os recursos que foram alocados no programa BID Pantanal até o início da década passada, quando foi extinto, sem conseguir a utilização de todo o montante disponível no projeto elaborado inicialmente.
A busca por investimentos em logística será discutida no Banco Mundial e com o Fundo de Investimentos Pegasus. Mato Grosso será apresentado a investidores americanos interessados em trazer recursos para o Estado durante a visita do governador à Universidade Columbia e posteriormente ao Clube Harvard, ambos em Nova York.
G1-MT