O Google inaugurou sua nova sede no Brasil, passando a ocupar um andar inteiro de um edifício de alto padrão, localizado em um dos novos centros de tecnologia de São Paulo.
A companhia, com 60 funcionários em São Paulo, está ocupando um espaço de 1.700 m2 na avenida Faria Lima. O espaço é suficiente para outros 60 colaboradores e equipado com mesa de pebolim e vários televisores de tela plana.
Seguindo a filosofia da sua matriz, nos Estados Unidos, um grande espaço serve refeições aos funcionários, que possuem à disposição bombons, salgadinhos, refrigerantes e sucos.
A nova sede, apelidada de Googleplex, servirá para atender às necessidades do Google no Brasil, que planeja aumentar o seu faturamento em 200% em 2007, disse o diretor geral da companhia no país, Alexandre Hohagen. “Nosso resultado em 2006 foi cerca de 80% superior às previsões”, afirmou, sem revelar cifras.
A companhia, que tem sido alvo de ações legais promovidas por autoridades brasileiras, por conta de crimes cometidos no site Orkut, planeja lançar nos próximos três meses versões localizadas para o país dos serviços Click2Call e Google Maps, disse o executivo.
O primeiro é destinado a internautas para contatar empresas associadas por chamadas telefônicas via internet (VoIP). O segundo traz mapas detalhados de cidades, onde é possível traçar rotas, e que, nos EUA, serve para venda de publicidade de pequenas empresas.
Atualmente, o Google brasileiro vende espaços publicitários no YouTube para a fabricante nacional de eletroeletrônicos Gradiente e para o serviço de acesso rápido à internet Speedy, da Telefonica. “Faz sentido, em termos de negócios, possuirmos um parceiro de conteúdo para o YouTube no Brasil”, afirmou o executivo, sem dar mais detalhes.