A TAM Linhas Aéreas ampliou sua participação e já tem quase 70% do mercado internacional de aviação civil. Diferente da Gol Linhas Aéreas, que em abril conseguiu apenas retomar parte da fatia que havia perdido no mercado doméstico, segundo números divulgados nesta terça-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Também em abril os dados apontam para uma das maiores concentrações no setor. Nos vôos nacionais, TAM, Gol e Varig (comprada pela Gol em março), operam 94,1% do mercado e, no internacional, 93,4%.
Em abril, a TAM aumentou de 62,8% (março) para 69,7% a sua participação de mercado internacional operadas pelas companhias aéreas brasileiras e ampliou a liderança conquistada desde julho do ano passado. O crescimento foi de 44,6 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês de 2006.
Já a Gol teve a participação no tráfego internacional reduzida de 18,3%, em março, para 14,5%, em abril. A Varig também perdeu mercado de 11% para 9,2%, de março para abril.
A TAM informou que a elevação no mercado internacional “mantém seu plano de expansão no mercado internacional em rotas que apresentem demanda com bom mix de passageiros que viajam a negócios e a lazer”. A companhia inaugurou em março deste ano sua terceira rota para a Europa, fazendo São Paulo–Malpensa, o principal aeroporto de Milão, na Itália.
A empresa já vai a Londres e Paris e, em julho passa a oferecer vôos para Portugal (Lisboa, Porto, Faro e Funchal) operados pela TAP, por meio de acordo de compartilhamento de vôos. A TAM também têm vôos para Nova York e Miami e, na América do Sul, a companhia atende Buenos Aires, Santiago.
Com a subsidiária TAM Mercosur, serve também Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia). A companhia oferece ainda uma freqüência diária para Lima, no Peru, operada em code-share com a Taca.
Nacional
Nos vôos domésticos, a Gol recuperou quase três pontos percentuais e passou de 36,5% em março para 39,1%, abril. Em fevereiro, a companhia havia registrado 40,8%.
A TAM alcançou market share de 50,7% em abril, contra 51,7% em março, e, apesar da queda de um ponto, manteve a liderança conquistada há 46 meses. O crescimento foi de 6,2 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2006.
A Varig estável manteve sua participação e alcançou market share de 4,3% em abril, contra 4,5% registrados em março.
A Gol foi procurada, mas ainda não comentou os resultados de abril.